Siga-nos por Email:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Especial Jane Austen, Orgulho e Preconceito e o "Felizes para sempre"!


Bem, está é a última postagem do Especial Jane Austen, uma pena e ao mesmo tempo uma alegria!

Foi um prazer juntar pessoas queridas e fazer essa brincadeira literária acontecer aqui!

Aleska, Ana, Bruna sou muito grata as três e a todas as pessoas que estiveram aqui, leram, comentaram, se encontraram com Austen e conosco!

Na minha opinião o melhor da blogosfera são os encontros que ela pode proporcionar e blogar é sinônimo de se encontra! Foi um prazer me encontrar com cada um de vocês para falar de Austen e seus livros maravilhosos. Espero que continuemos a nos encontrar por aqui de todas as formas possíveis \o/

E falando de encontro, meu primeiro encontro com Jane Austen aconteceu em uma biblioteca publica, eu estava fuçando na estante de literatura inglesa, o livro estava bem ao lado do "O morro dos ventos uivantes" e eu olhei para um olhei por outro, decidi abri o de Austen e o primeiro paragrafo já me arrancou um sorriso:


"É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna dever estar necessitando de uma esposa.
Por muito pouco que sejam conhecidos os sentimentos ou o modo de pensar de tal homem ao entrar pela primeira vez em uma localidade, essa verdade encontra-se de tal modo enraizada ao espírito das famílias vizinhas que ele é considerado como propriedade legítima de uma de suas filhas."
(AUSTEN, 2007, 13)

Eu sempre tive um certo apego ao bom e velho sarcasmo, então me acabei na leitura desse livro, quando vi Darcy pela primeira vez pensei, esse cara vai pegar em bomba com Lizze :) #DitoeFeito


A forma como Jane narra a história de amor entre o rico proprietário de terras, orgulhoso de suas origens, mas nobre de coração pela moça inteligente, mas pobre e ainda cheia de irmãs menores um tanto quanto mal educadas não se tornou celebre nos  últimos 200 anos a toa.


Trata-se de uma narrativa muito franca e bem humorada, os personagens são postos inteiros aos nossos olhos, nós os observamos e caminhamos com eles... Vemos os seus caminhos, nos revoltamos, nos apaixonamos... Lembro da primeira vez que me identifiquei com Elizabeth Bennet e me apaixonei por  Mr. Darcy! Foi um bom tempo, tempos de sol, de leituras livres, de adolescência...

As vezes penso que quando Austen escreveu esse livro ela queria construir exatamente isso, um tempo e um lugar onde sempre houvesse sol, luz, irmãs barulhentas, mães destemperadas, dramas solucionáveis... uma menina insolente se transformando em uma dama, um sapo orgulhoso se transformando em príncipe e todos vivendo juntos um longo e maravilhoso...
... Felizes para Sempre...


7 comentários:

  1. Amo de paixão ler, mas nunca consegui ler esse livro inteiro, mas vou tentar novamente...
    Convidei vc para uma brincadeira no meu blog...bjo

    ResponderExcluir
  2. Na terça feira eu estava comentando com um amigo meu sobre o sarcasmo inglês. Digitei aquela cena que a mãe a Lizze estás e queixando para o senhor Bennet e ele diz que tem muito areço pelos nervos da esposa pq ela fala com consideração sobre eles há 20 anos rsss, essa parte e a parte que Lizzie é insolente com a tia do Darcy são minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei participar!

    Ahhh, e esse início de "Orgulho e preconceito" encanta qualquer um, né? Aliás, quais palavras da Jane não encantam?

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu post!!! Meu primeiro encontro com Jane Austen foi através do filme O & P de 2005. O Primeiro livro dela que li foi Emma, e me apaixonei até hoje fico um pouco indecisa sobre qual dos dois é meu favorito, sempre digo que é O & P, mas a verdade é que não tenho bem certeza.
    Amei todos os posts do Especial Jane Austen.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Como eu já disse em outra postagem, nunca li nenhum livro da Jane Austen... somente vi os filmes que foram baseados nos livros dela.

    Agora que ganhei o sorteio desse blog, terei a oportunidade de lê-la! ;)

    Ah, vc recebeu meu email com o endereço para envio do livro? Respondi no mesmo dia, 22/01.

    bjinhos JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Que venham muitos autores mais, Jaci.
    Foi uma delícia ler. E me fêz ir em busca dos livros, já que os li emprestados. Preciso deixar coisas boas para meus netos. Eles já adoram folhear um livro, há muito incentivo em nossa família. Sabe aquelas pessoas que entram até no banheiro com um livro ou revista? Somos nós...rsrsr Marido detestava a ideia, mas hoje é o primeiro a sair em busca de algo pra ler, enquanto está "ocupado".
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. O Sr. Darcy é um príncipe, meu ideal tbm (ai, que jeitinho lindooo o dele!!!) Mas já casei rs.. Deixo ele pra vc, viu? Pandora, não esqueça que o Sr. Darcy, de início, é um ser pra lá de estranho e rude. Só encanta na segunda ou terceira vista. Isso é sinal para não nos guiarmos nas aparências ou primeiras impressões de um possível pretendente, viu? Fica a dica rs...

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner