Os bailes eram fundamentais para a sociedade da época da Jane Austen e podemos notar isso em seus livros. Em uma época em que não havia muitas distrações além de visitar parentes e visinhos, jogar cartas ou bordar, não podia existir nada mais empolgante do que um baile.
Para as jovens sonhadoras, um baile representava mais do que simples diversão. Era o momento mais oportuno para encontrar bons maridos. A dança era a melhor, e muitas vezes a única oportunidade que tinham para conquistar a afeição de alguém, já que eram essas as únicas ocasiões em que elas podiam conversar e ter algum tipo de contato físico com os rapazes.
Jane podia ver isso em seu cotidiano e descrevia em seus livros e em suas cartas à irmã Cassandra. “Imagine você tudo de libertino e chocante na maneira de dançar e sentar-se juntos” escreveu à sua irmã, referindo-se a seu comportamento com Thomas Lefroy em um baile. Entendem porque suas personagens ficavam tão empolgadas com os bailes? Em que outra ocasião poderia uma jovem do final do século XVIII fazer algo tão ‘chocante’!?
A dança comum na época (séculos XVIII e XIX) era a Contra Dança (inglês: Country Dance, francês: Contredanse). A Contra Dança é um estilos em que casais dançam em duas linhas opostas de duração indeterminado.
Achei este vídeo que mostra a Contra Dança de uma forma simples de se entender:
Cena de Orgulho e Preconceito:
Descobrindo Jane Austen
Bruna Tavares
______________________Bruna Tavares
A Bruna é a minha última convidada nesse especial, ela edita um blog inteiro dedicado a Jane Austen, cheio de informações sobre a autora, seus livros e muitas outras coisas relacionadas a sua obra e as adaptações para o cinema e televisão...
O blog da Bruna é um daqueles espaços virtuais onde a gente aprende, compartilha conhecimentos e se sente confortável para viajar na obra dela.
O blog da Bruna é um daqueles espaços virtuais onde a gente aprende, compartilha conhecimentos e se sente confortável para viajar na obra dela.
Enfim, mega obrigada Bruna por ter aceito meu convite deixo para os que querem conhecer um pouco mais sobre a autora o link do blog dela!
Belíssimo post!
ResponderExcluirSabia desse amor da Jane que inspirou o Darcy, mas até hoje não tinha ouvido falar no nome do cara. E essas cartas da Jane... Fiquei curiosíssima pra ler. Será que elas foram publicadas?
Adoreeeeei o post!
Realmente as cenas de dança nos filmes e livros de jane são ótimas! Gostei da sua abordagem. É legal ver o que pra cada um é importante quando se analisa ummesmo assunto ou objeto rss (caindo na ótica de historiadora de novo! aff..) bacana vou te visitar beijos!
ResponderExcluirEu é que agradeço pelo convite e por poder participar do Especial Jane Austen.
ResponderExcluirAproveito para parabenizá-la pela iniciativa.
B-jus
O Blog da Bruna é muito legal mesmo, e ela passa horas pesquisando antes de escrever um post.
ResponderExcluir(Pra quem não sabe ela é minha irmã)
Gosto muito dessas danças...Queria que as pessoas ainda dançassem assim.
Vou e volto N vezes em cenas de dança, principalmente em filmes de época. Muito lindo!
ResponderExcluirOtima descrição de uma época tão poética! Tanbém adorei os videos... Esses posts sobre a Jane Austen estão nota dez! Bjs
ResponderExcluir