Ofereço a quem ler as palavras abaixo do genial artista da sétima arte, Charlie Spencer Chaplin, esta música especialmente bela e que poderá acalentar ao menos a dureza da realidade em que ainda estamos mergulhados neste novo século.
As constatações de Chaplin continuam atuais, infelizmente, mas sua última frase, talvez seja a saída para todos os males - a fraternidade universal.
(Clique e ouça enquanto lê abaixo)
"A ambição envenenou a alma dos homens, ergueu um muro de ódio ao redor do mundo, nos atirou dentro da miséria e também do ódio.
Desenvolvemos a velocidade mas nos fechamos em nós mesmos.As máquinas que trouxeram mudanças nos deixaram desamparados.Nossos conhecimentos nos deixaram cínicos.Nossa inteligência nos deixou duros e impiedosos.Nós pensamos demais e sentimos muito pouco.Mais do que maquinaria, nós precisamos de humanidade.Mais do que inteligência, precisamos de bondade e compreensão.Sem estas qualidades a vida será violenta e estaremos todos perdidos.O aeroplano e o rádio nos aproximam, e a própria natureza destes inventos demonstram a divindade do homem.uma fraternidade universal para a unidade de todos nós."(*)[Charles Chaplin]
(*) Este trecho refere-se à fala de Charles Chaplin pela primeira vez no cinema em 1940 ao final do filme O Grande Ditador. Seu discurso surpreendeu o público e por conta disso foi expulso dos Estados Unidos e chamado de comunista.
Veja aqui neste vídeo o discurso na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=_zTixpmrXyY
Beth, sem o entendimento de que somos todos irmãoa, que é o princípio da fraternidade, a via nunca será boa.
ResponderExcluirSomos uns pelos outros, dividindo o mesmo espaço. Nao um conta os outros.
O amor é a chave de tudo.
Lindo o vídeo.
Beijo!
"Ninguém reprovará o seu irmão por ele ser o que é; mas com paciência e persistência, com inteligência e com amor, procurará levá-lo ao nível mais alto."
ResponderExcluirAbraço.
Que maravilha isso,Beth!
ResponderExcluirQue "caia a ficha" e todos lembremos dessa fraternidade...
Um beijos,chica
Oi Beth!
ResponderExcluirSe estas palavras de Chaplin já eram tão cheias de sentimento sobre algo que o preocupava, imagina hoje que as pessoas estão mais distantes, mais individualistas, mais materialistas. Uma grande maioria de pessoas que infelizmente fazem este nosso mundo carente de humanidade.
Beijão e um lindo fds!
Lúcia,
ResponderExcluirPerfeita sua interpretação!
Gostei especialmente desta frase:
'Não um contra os outros', pois hoje em dia é o que parece, as pessoas lutam contra os outros como se estivessem em guerra constante, gente sempre armada, bélica, reativa.
obrigada pelas considerações.
beijos cariocas
======================================================================
´Chaplin era sábio.
ResponderExcluirA ambição já envenenava a alma dos homens, o hoje tantas outra coisas envenenam a alma dos homens...
Tão profundo...
é bom para refletir, refletir...
"Não sois máquinas, homens é que sois." Esta é uma das melhores dele também.(de TEMPOS MODERNOS) Abraços, Beth! Paz e bem.
ResponderExcluir