quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Perdoar ou não perdoar? Eis a questão!

19/06 - 9:00 hrs

É um belo dia, você acordou bem disposta, se olhou no espelho e gostou do que viu. Está feliz porque hoje é um grande dia. É seu aniversário e todos seus amigos vão vir à sua casa esta noite para comemorarem juntos esta data. Afinal, são seus 18 anos! Você já pode viajar desacompanhada, beber, cair e levantar, tirar sua carteira, ser presa! Coisas fervilham em sua cabeça.

19/06 - 20 hrs

Nossa! Já é noite e ninguém aparece, será que aconteceu algo? Não, não, é cedo, eles podem ter combinado de chegarem todos juntos e lhe fazerem uma surpresa. Vamos à cozinha ver se tudo está correndo bem, afinal você não quer que falte comida ou bebida não é?

19/06 - 23:00 hrs

Você está chorando em seu quarto, afinal, ninguém apareceu ou ligou. Ficou esperando que nem uma palhaça na sala, olhando para o fogo que se extinguia na lareira e para a mesa posta com tudo intacto. Porquê? Você avisou todos, pessoalmente! Eles confirmaram a presença, 8 pessoas. Sim não é um mar de gente, mas são as pessoas mais queridas para você. E você descobre desta terrível forma que não é tão querida para eles. Dorme cansada de tanto chorar e amargurada, pensando em como reagirá amanhã na faculdade.

20/06 - 21: 45 hrs

Intervalo na facul, você chegou e não olhou para as pessoas envolta, não viu ninguém., nao sentiu quando tocaram em seu braço. A única coisa que sentiu foi o rosto pegando fogo, a raiva e a vergonha incontida. Agora eles chegam em você, pedem desculpa, dão desculpas. E você fica com aquela cara de pastel de vento, dizendo "Tudo bem, nem senti sua falta lá, eram tantas pessoas .. ", eles não precisam saber que não apareceu ninguém, isso é apenas nosso segredo, seu e meu. Você sabe que eu sempre estive lá com você.

15/07 - 15:00 hrs

É, faz algum tempo que aconteceu aquele desastre no seu aniversário. Você cortou relações com os "amigos", e fez novos amigos, na esperança que esses não te decepcionem. Perdou os antigos? Óbvio que não, doeu em você, é algo imperdoável. E se seus novos amigos fizerem isso com você outra vez? Não perdôo! Onde já se viu? São tantas pessoas no mundo, farei novos amigos e recomeçarei tudo novamente, até achar as pessoas perfeitas, que não erram nunca e que estejam sempre comigo. E você acha que existem pessoas perfeitas? Que não comentem erros? Que não merecem o perdão? Existe, você! Você nunca me deixou de lado, nunca me abandonou, dormiu comigo quando tive pesadelos, naquela noite sentou ao meu lado no sofá e enchugou minhas lágrimas, porque não podem existir outros como você? Porque eu sou Deus.

Todos erram, todos. Inclusive você, eu ou ele. Ninguém está livre. Nunca julgue alguém severamente por um erro, pois um dia você pode estar nesta situação. Perdoar não é esquecer, mas relevar e tentar conviver com o erro do próximo.

Gabs Rohde



6 comentários:

  1. Eu sou uma pessoa muito rancorosa! Teria ficado muito chateada, mas não cortaria relações, mas não esqueceria jamais!

    ResponderExcluir
  2. Eu faço a linha da Michele, Mi, pq eu sou intima rsrs, não corto relações, mas não esqueço facilmente também...

    ResponderExcluir
  3. Ou seja Jaci, somos rancorosas e sofremos mais por sermos assim, ou não, pessoas como nós tendem a não confiar facilmente.....

    ResponderExcluir
  4. Já escrevi sobre esta imposição que a sociedade coloca no perdão e o interessante é que, ao menos comigo, na prática, nunca funcionou. Raramente fui perdoado de verdade pelos meus erros, sempre que há a oportunidade pessoa acaba jogando na cara. Por este motivo sou contra esta imposição.
    Penso que cada um tem seu modo de "perdoar", mas o esquecer que se comenta só batendo com a cabeça muito forte na parede.
    Esquecer, para mim, é quando você olha para pessoa que lhe fez algum mal e não consegue mais sentir raiva. E isto, não é fácil, tampouco negar sua imperfeição, muito pelo contrário, eu penso que quem impõe o perdão é que se considera perfeito.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner