terça-feira, 17 de julho de 2012

Chamada para blogagem coletiva em julho


Agora em julho faz dois anos da minha primeira blogagem coletiva: Auto-estima e o feminino. A proposta era juntar as mulheres da blogosfera para descobrir como cada uma se via, e quais eram as coisas mais importantes e necessárias para aprender a gostar de si mesma.

Na minha opinião foi um sucesso, só pela vontade das pessoas de participar. Esse ano, quero chamar vocês de novo para falar sobre o corpo da mulher. Não é novidade para ninguém que a maioria das mulheres se sente gorda, mesmo que na realidade não seja. Essa falta de uma imagem real sobre si mesma mostra o quão pouco a pessoa se ama, e isso é preocupante.

Há vários fatores externos também que contribuem para isso. O fato das roupas estarem com formas cada vez menores (forçando o tamanho 42 a virar 44, e o 44 em 46) é uma grande pressão em cima de nós, já que a roupa é algo essencial para a mulher se expressar.Há quem diga que isso é um boicote dos estilistas gays para enfeiarem as mulheres, mas eu acho que por trás disso está um indústria que faz de tudo para comermos cada vez mais gordura e irmos para uma academia nos matar para entrar num manequim 38 (que é o antigo 36) e terminar acabando com nosso amor-próprio em meio a tanta instabilidade (comer o que gosto até explodir ou parar de comer?).

Por que não se investe no bem estar das pessoas, incentivando-as a comer moderadamente e fazer as coisas num ritmo mais leve? Porque se não for num ritmo acelerado, o Capitalismo não funciona. Entretanto, está em nossas mãos modificar esse sistema. Diga não, faça diferente e chame suas amigas(os), filhas, irmãs para esta blogagem e ajudemos umas as outras a melhorar nossa qualidade de vida! Uma pessoa gritando sozinha não aguenta e é pisoteada, mas uma passeata chama atenção, então façamos dessa blogagem, uma passeata virtual! Vamos nos ajudar muito!


Pretendo fazer essa blogagem no dai 21 de julho. As postagens são livres, vocês podem fazer da forma que quiserem, mas não fujam do tema Corpo de mulher. Eu me inspirei no livro Garotas de Vidro para essa iniciativa,cuja resenha publicarei no blog Saleta de leitura, onde Lia vive um drama familiar por causa de sua teimosia em se ver gorda. Depois de ser internada duas vezes numa clínica onde a engordaram a força para que a anorexia não lhe matasse, Lia volta à sua dieta louca para voltar a ter 36 kg. Em quanto isso, ela tenta lidar com a morte de sua amiga Cassandra, que morreu ao romper o próprio esôfago para se livrar do excesso de comida em seu estômago.

É tão triste ver uma pessoa se destruindo assim! Mesmo sendo apenas um personagem de livro, a autora Laurie Halse Anderson, fez uma boa pesquisa para escrever esse livro, e dá um ar de realidade assustadora. Se você visitar meu post chamado: "como fazer dieta" você vai ver que já fiz algumas estripulias como pular café da manhã e jantar. A Lia ficava o dia inteiro apenas com meia maçã mergulhada no iogurte. Eu fico imaginando o bafo que ela devia ter porque essa falta de comida toda devia lhe dar uma baita gastrite.

Espero vocês!

PS: É claro que o excesso de peso não é o único assunto que se pode falar sobre o nosso corpo. Essa foi apenas a inspiração.

PS2: Retirei essa postagem do meu próprio blog: Diarios de Bordo é onde estou promovendo a blogagem. Beijos!

10 comentários:

  1. é muito triste mesmo ver alguém se destruindo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Aleska, eu meio que "viciei" em Blogagens Coletivas. Depois da minha primeira experiência com a de Espiritualidade, pretendo fazer outras, contanto, como fiquei sabendo pela nossa "informante" oficial, Srta. Pandora, você é a cabeça das coletivas e poderia me ajudar com as próximas. Gostaria de saber se é melhor ter um dia marcado como fiz e você agora está fazendo (ou seja, se sempre fez assim, de estipular datas para dar certo) ou se escolher um mês livre para as pessoas se organizarem e postarem naquele determinado mês sem ter a pressa dos prazos.
    Sobre o tema desta Blogagem, eu realmente me assusto quando leio blogues onde pessoas visivelmente com transtornos alimentares (principalmente adolescentes) ficam trocando ideias de dietas malucas passando dias só a chá verde e ensinando truques para os pais não perceberem que não estão comendo. Algumas relatam que pararam no hospital desidratadas, desnutridas, mas ainda assim, acham que estão fazendo certo. É assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,eu nunca fiz com um mes inteiro de prazo, mas talvez seja uma boa ideia porqiue sempre aparece um atrasadinho no dia ou na semana após a blogagem. Sempre que tiver uma ideia me chame qu eu te ajudo. Só aviso que não sei fazer selos, quem normalmente faz pra mim é a Irene do mamyrene. Eu nunca tinha visto o blog dessas adolescentes, mas a personagem do livro que eu li que me inspirou a fazer essa blogagem teve esses mesmos sintomas.

      Excluir
    2. Christian, essa menina é toda aguniada, eu que fico pedindo a ela para alongar os prazos rsrsrs... Mas, eu apoio um prazo de um mês mais ou menos, com uma chamada e uma relembrada no meio do processo, exatamente como vc fez Christian, pela experiencia que acumulei com a Aleskita assim funciona melhor. E sim, a pessoa que posta no dia ou depois do dia, se vc der um ano de prazo vai ter alguém assim, é normal, pq tantos posts acabam instigando as pessoas que não queriam falar a ter coragem... Isso é bom!!!

      Excluir
    3. Pessoal, eu me expressei mal. Em verdade, não me referi ao prazo, me referi a uma ideia que algumas pessoas do Facebook sugeriram do tipo "Blogagem Coletiva do mês de agosto", sem definir uma data, as pessoas iam postando sobre o tema de Agosto de acordo com a programação de seus blogues, o mesmo seguiria em Setembro, Outubro, no entanto, eu não sei se não ficaria maluco em organizar os links picados assim.
      Pandora, eu vou tentar usar o mosaico que me sugeriu, o problema é que tem seguidores que tem que desenhar... ¬¬´. Acredita que quando fiz a última chamada explicando TUDO detalhadamente teve gente perguntando ainda se era pra postar no blogue deles ou no meu??? O.o
      Acreditem se quiser! ahahahaha.
      E não ando com muita paciência para desenhar, então não me decidi ainda como organizar os links.
      Sobre o banner, eu mesmo farei, se sair lixo, FODA-SE. O que importa é divulgar. rs.
      Obrigado pelas respostas e conto com vocês.

      Excluir
    4. Eu já participei de blogagem assim Christian que é um prazo longo para postar o texto, também é chamada de meme, você convida e pede a pessoa para deixar o link nos comentários e você vai criando aos pouco a postagens na qual vai divulgar todos no ultimo dia do prazo.

      Eu e a Aleska nunca fizemos assim, mas do jeito que ela é qualquer dia desses ela acorda e diz "bora fazer?" com aquele tema complicado que ninguém quer falar a respeito mas ela acha que é preciso falar pq sim, ela quer mudar o mundo.

      Excluir
  3. Infelizmente esses casos são comuns mesmo e eu até já presenciei casos como estes com pessoas próximas, é uma doença!
    Nunca participei de uma blogagem coletiva e ficaria muito feliz em participar, ainda mais se tratando de um assunto tão preocupante e atual!

    Beijos!
    dedevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! participe sim Denise, vai ser uma boa ter mais uma pessoa participando^_^

      Excluir
  4. Nossa que proposta legal e importante, vou dar uma olhada na minha mente e explorar a minha criatividade.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner