segunda-feira, 25 de junho de 2012

Era melhor?

"Cometemos erros, magoamos, aprendemos lições duras... Mas tudo isso passou a ser uma lembrança terna. Como isso acontece? Por que esquecemos as coisas ruins e romantizamos as boas?"

O trecho acima é de um discurso feito por uma de minhas personagens preferidas no meu seriado preferido. Estou falando de Joey Potter (interpretada pela Katie Holmes) em Dawson's Creek. Por que o escolhi? Agora que estou na faixa dos vinte, alguns comentários têm sido frequentes. Veja bem, não acho que uma pessoa que esteja nos seus vinte e pouco anos seja velha, mas alguma coisa acontece aí que não acontecia antes com tanta frequência: romantizar o passado.

Tenho ouvido meus amigos (e eu mesma também) relembrando brinquedos e desenhos da nossa infância e, sempre em algum momento, fazendo a comparação com a infância de hoje. A nossa sempre é melhor. Não apenas acreditamos que nossa infância foi melhor em comparação à outras, como também a achamos melhor quando comparamos com outras etapas de nossas vidas. Por que era tão bom? Talvez porque não tivéssemos obrigações, nem preocupações, nem corações partidos, nem o sabor amargo de um plano que não deu certo, de um objetivo não alcançado. 

Bom, a psicanálise que eu faço tem feito com que eu perceba duas coisas: a primeira delas é que a infância tem sim o seu encanto e um valor absurdo em nossas vidas, mas o fato de achar que tudo eram flores vem realmente dessa nossa mania em romantizar o passado, talvez para desqualificar o presente. A gente não podia escolher o que vestir, pra onde ir, o que comer, quando comer, quando brincar, quando ver TV, quando tomar banho, quando dormir. Quem definia isso eram os nossos responsáveis. Outra coisa é a idéia de que não sofríamos ou não nos preocupávamos. Acreditar nisso é subestimar uma criança. É como achar que a criança não é capaz de perceber o que acontece ao seu redor e assimiliar isso de alguma forma, transformando em sensações e sentimentos. A criança também percebe, também sente, também sofre, também se preocupa. Subestimar isso é, por exemplo, achar que pode ensinar à criança a fazer uma besteira só pra todo mundo achar engraçado, sem reconhecer que ela está reproduzindo algo ruim e ganhando sorrisos em troca e que, portanto, pode querer repetir isso ao longo de sua vida. Crianças também não são seres puros, simples, inocentes. Crianças também são maldosas. Também excluem seus amigos na escola - é verdade, talvez por valores muito mais ligados aos seus pais do que à elas mesmas. Uma criança é capaz de dar um apelido maldoso para um amigo a partir de características físicas. Crianças percebem sim o que acontece, assimilam, chegam às suas conclusões.

Dia desses me peguei falando a máxima: "Eu era feliz e não sabia". Eu não estava me referindo à minha infância, mas à minha adolescência. Oras, se hoje a minha adolescência parece uma fase gostosa, não foi assim que a vi quando precisei enfrentá-la. Mas quando eu vejo os meus quinze anos com os meus olhos de vinte, parece que eu não tinha motivos pra reclamar. Estou romantizando ou subestimando a minha versão sete anos mais jovem, como se aquela "eu" não soubesse enxergar as facilidades à sua volta? Meus vinte anos vão parecer mais fáceis aos trinta? O que a minha mãe pensa quando olha pra mim e suspira: "Ai, meus vinte aninhos..."?

Era melhor?

Não posso responder, mas lembro de uma música e a canto baixinho:

Quero saber bem mais que os meus vinte e poucos anos...

4 comentários:

  1. Nada me faz pensar que minha adolescencia foi melhor que agora. Minha infância também não foi fácil por conta de parentes malas, mas hoje em dia,eu ainda penso em voltar a ser criança, para fazer algumas coisas boas. Mas tipo, eu acho que a nossa infancia foi realmente melhor. A cada década que passa,as crianças são menos crianças (opinião minha) por mais maldosas que algumas possam ser, as crianças são inocentes. Só fazem mal por causa do excesso de sinceridade. A censura que elas tem são os pais. Mas voltando ao fato da nossa infancia ser melhor que a de hoje, pense bem: quando éramos crianças, nossos heróis eram o Goku, a Serena de sailor moon, o Ikki de fênix etc. Hoje quem são os heróis? Ben 10,adolepeixes e outras titicas. Vc pode dizer que é pq cresci, mas meus herois da infancia ainda consigo rever e rir das coisas que falavam (até oje curto yuyu hakusho, aé! vc tava na minha festa kkk)

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    muito bom,
    enquanto lia o texto me vinha a mente os tempos bons de criança...
    e me fez pensar o que falaria para mim mesmo naquela época..."respeite sua mãe, você sentirá falta dela", "coma verduras" ou simplismente "Você é feliz e não sabe".
    E se eu no futuro voltasse até o tempo de agora, o que eu ouviria de mim mesmo?
    São coisas para se pensar...

    Um abraço,
    vou passar a te seguir!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    não consegui me cadastrar para te seguir,
    ve se não está com problema no blogger...
    abraço...
    volto depois

    ResponderExcluir
  4. Se tem uma coisa que eu adoro em escrever para o "Em Quantos" é ler os comentários, sempre com muito a me acrescentar. É por isso que eu gosto de escrever aqui esses textos, que são sempre meio que um desabafo.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner