terça-feira, 12 de junho de 2012

A Canção de Bernadette e Dia dos namorados


Quando eu era adolescente, fui muito religiosa. Sou grata ao Espiritismo por me ter dado tantas respostas e um porto seguro na época, mas as coisas mudaram, e hoje não sou devota de nada.

Entretanto até hoje sou fã de filmes sobre santos. Adoro Irmão sol e Irmã lua e o filme sobre a madre Teresa, mas hoje, mais uma santa entrou para minha lista: Bernadette. A questão não é se acredito ou não nos milagres que todos eles realizaram, o que me encanta é a simplicidade de todos eles, e a bondade sincera de cada um. Faz eu ver que nem todos os homens são tão ruins, como na carta que a Andorinha Azul registrou no meu blog.

A história deste filme, é sobre uma francesinha pobre que mora no interior, em Lourdes. Ela tem asma e falta muito à escola. A madre que é sua professora, a esculhamba por não saber a lição da Divina Trindade, e a pobre Bernadette acaba acreditando que é burra. No entanto, uma divina aparição escolhe a menina, e causa muita inveja na freira.

A aparição da mulher de branco com a faixa azul na cintura, (e flores douradas em seus pés)pede a Bernadette que lhe visite todos os dias, durante 15 dias perto do riacho e do lixão da cidade. Logo multidões se propõe a seguir a jovem para ver a tal santa, que todos acreditam ser a virgem Maria.

A comoção na sociedade, não tarda a provocar suspeitas nas autoridades, que fazem de tudo para intimidar a jovem. É claro que a pureza e a inocência de espírito de Bernadette acabam no fim convencendo as almas mais duras, mas sofre várias provações, uma delas é a suspeita de sua insanidade mental.

A Santa porém não abandona sua escolhida. Faz brotar uma fonte que cura doenças, e logo há crianças fortes, velhos que voltam a enxergar, filhos de imperadores que se recuperam de escarlatina e muitas procissões.


Eu só me inquietei quando disseram que Bernadette não poderia casar e ter filhos,como ela desejava, teria que ser freira. Só consegui pensar em mim se estivesse em seu lugar. Teria sido uma ideia terrível. Eu sou fã do J.C. mas viver rezando e fazendo jejum, seria o Ó pra mim. Porém, acho que agora vou rezar me dirigindo à Bernadette rsss. Ah! O filme é em preto e branco, mas até que os atores são bons. Super recomendo, se você estiver numa crise existencial.
_____________________


Eu tinha terminado o post por aqui, mas infelizmente lembrei que hoje é o dia dos namorados, então nada mais apropriado do que um poema, por mais que ele já esteja velho e sem nenhum sentido para mim. Mas vamos lá, só pro blog não ficar sem comemoração:

Poema escondido


A moça atarefada
limpa a papelada,
e calmamente separa
o velho do novo
com a cabeça no almoço.


Guarda livros,
pendura roupas
pensa em ninfos*
e evita as compras
para não ter mais trabalho
ao arrumar o armário.


Assim sem compromisso
bota ordem no rebuliço
quando de supetão
caiu em sua mão
um papel, ou seria um coração?


Palavras que sempre
sonhou ouvir
sentimentos a que está
disposta a retribuir.


Excessos e ausências
de vontade,transformaram
de um momento a outro
seu mundo num lugar louco
de que jamais alguém ouviu falar.

por LEMOS, Aleska XD

* me refiro a algumas manias minhas de pensar coisas fantásticas.

2 comentários:

  1. Eu também sou grata por minha formação Cristã Aleska, sem ela eu não ia acreditar em nada, afinal a única coisa que a ciência que nós escolhemos faz é nos confundir mais e mais...

    Mas uma coisa que acho triste é essa coisa cristã de associar pureza a virgindade, acho que pureza que os evangelhos pregam a pureza de caráter.

    E sim, também admiro muitos santos, mas prefiro resolver minhas pendencias espirituais com o JC mesmo rsrs... E sim, amei o poema, vc é mesmo toda trabalhada no romantismo, minha Menina das Ideias!!!!

    ResponderExcluir
  2. vlw por mais uma vez arrumar o meu texto rssss. eu não tenho esse talento. mas esse poema já tá velho. metade do romantismo daí já morreu.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner