sexta-feira, 4 de maio de 2012

Minhas dúvidas sobre o amor...


O amor é um tema que sem dúvida levanta muitos questionamentos, como disse o poeta "o amor tem mil formas"... 

Tenho a impressão que senão todos ao menos muitos de nós buscam o amor... Na esquina, na curva, na fila do supermercado, na parada do ônibus, no vento que é vento e que passa... Mas, quantos de nós realmente o encontra? E será possível esse tal encontro? Essas são algumas das perguntas que me distraem os meus sentidos e cujas respostas eu ainda não encontrei.


Tenho a impressão que as vezes as pessoas encontram o amor e então o desperdiçam da maneira mais tola... Outros desistem no processo por preguiça ou medo... Uma amiga um dia desses me disse: "para amar não podemos ter medo ou preguiça". Acho que sofro de preguiça, mas o medo ainda é maior que a preguiça...

Sofro de medo e dúvida! Essa coisa de amor... será que existe mesmo????

Essa coisa, sentimento, sonho, realidade que tantos procuram, será que existe??? Ou o objeto dessa busca humana faz parte apenas do universo de sonho criado pela literatura ao longo dos séculos???

Andando pelos descaminhos da História a gente vez ou outra se depara com debates nos quais o amor emerge como um discurso e ai eu me pergunto: "Será que o amor romântico é só uma mera invenção?"

Será o amor uma invenção irrealizável, inalcançável, irreal, como a Idade Média de Walter Scoot e o meu doce Ivanhoé, os homens maravilhosos dos romances da Nova Cultura, o príncipe encantados dos filmes Disney, os homens dos romances de Jane Austen e até mesmo o galante vampiro em um volvo prata que aquece os corações de adolescentes criado por Stefany Meyer na série Crepúsculo???


As vezes o amor parece ser um tesouro a ser encontrado no fim do arco-íris, mas será que é possível mesmo encontrar esse tesouro? Será que o arco-íris tem algo mais a oferecer que uma vista bonita, ele seria apenas um fenômeno óptico e o amor uma construção discursiva?

"Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima não uma solução" já disse Drummond.

O que tenho certeza é que o amor inspira canções, versos, textos discursivos, bobagens e afins como essa que escrevo agora...


14 comentários:

  1. Eu vivo pensando sobre o amor. parece muita falta do que fazer rss mas sempre penso nele. Até agora venho tentando entendê-lo, saber como ele realmente é. Será que somos metades de uma laranja? (odeio essa comparação, mas é a mais comum pra alma gêmea né?) Eu decidi que não acredito que um casal que se ama seria a metade um do outro. Prefiro pensar que cada um é completo, e que a união, longe de ser uma complementação é um suplemento. Acredito porém que há muitas coisas que ainda não sei sobre ele, e que provavelmente só aprenderei na prática, mas dá uma "paúrazinha"porque o amor nos deixa vulnerável à outra pessoa. Por mais que ela seja recíproca ao nosso amor, sempre vai nos decepcionar, afinal todos tem defeitos e de vez em quando nos deparamos com eles de maneira ruim.
    Romanticamente ainda acho que deve valer à pena, se a alma não for pequena rsss, provavelmente é apenas uma fé. Beijos pandinha!

    ResponderExcluir
  2. Ah, rss é a Aleska Falando tá? eu esqueci que meu irmao está usando este computador kkkkk comentei naconta dele coitado!

    ResponderExcluir
  3. Amor uma palavra com tantos significados e viés.
    De uma coisa eu sei: nada de príncipes e princesas, de pessoas perfeitas que nunca vão te magoar. Isso não existe.

    O Amor é uma luta diária. Luta para conseguir achar, luta para conseguir manter. O manter, tá ai a parte mais difícil do amor.

    Concessões, conversas, entendimentos, busca, carinho, compreensão, companheirismo, amizade, tantas coisas que fazem parte da teia MANTER.

    E creio cara Jaci que achar, quando se está aberta sem medos sem culpas, é bem mais fácil que o manter.

    =D

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que o amor seja algo muito natural, Pandora. Claro, não vamos entrar em seus caminhos que envolve o "amar e ser amado", eu falo do amor em si. Eu nunca me atrevi a pensar muito sobre estas coisas, pois são coisas tão fora do nosso alcance que nos leva a frustração.

    E quando for amor,você saberá. É isso o bom do amor, ele não se deixa enganar. Tem gente que fica "Ah, não sei se eu amo blá blá blá"...na boa, você não ama.

    O amor É, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Bem, vc sabe que não sou chegada a delírios romãnticos. Minha primeira reação quando alguém começa a sofrer de amor (ou falta de) é: "ah, falta do que fazer, vá estudar ou limpar a casa!" huahuahuahua
    Mas claro que cavocando lá beeeeem no fundo na memória, lembro que já sofri por amor. Ainda bem que me curei disso. Não digo curar do amor, mas de sofrer, de aceitar amores difíceis, achar que o sapo viraria príncipe, que se eu fosse uma boa menina a vida me recompensaria com um lindo amor!
    Besteira! Boas meninas não são felizes! Agir como "os outros" querem é esquecer de si mesma e assim não existe amor próprio, quanto mais dos outros! E imaginar amores de príncipes e princesas é uma fantasia que vc cria, um personagem, que não resiste ao dia-a-dia, à vida real: assim como o príncipe vira sapo, a princesa vira bruxa!
    Procurando príncipes vc idealiza um homem que não existe de verdade, deixa de enxergar a maravilha que são os homens reais (com suas qualidades e defeitos humanos) e rechaça qualquer atitude masculina que não seja "romântica". Acaba tratando os homens verdadeiros como se fossem indignos de conviver com uma princesa!
    Em vez de se transformar na boa menina para atrair o maravilhoso príncipe, se concentre em se transformar a cada dia mais em você mesma, em desenvolver todas as tuas potencialidades e teu auto-conhecimento, liberte tua curiosidade natural pela vida como um todo. Seja autenticamente "você"! Te garanto, quem te conhece acha isso maravilhoso, apaixonante e encantador!

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito no amor, tanto no ágape, quanto no eros. Encontrar a alma gêmea para alguns é uma tarefa difícil e as vezes frustrante, mas digo por experiência própria, que um dia ele/a vem... Amor é construção, convivência e fidelidade. Abração!

    ResponderExcluir
  7. Jaci, amiga, eu acho que o amor pode ser um tesouro, mas para vc encontrar é preciso levantar a bunda da cadeira e procurar, pois são raras ás vezes que ele aparece do nada!!!

    ResponderExcluir
  8. O amor romântico só existe nas cabecinhas tolas mesmo. Fato! kkkkkkkkk

    Eu queria só saber porque aqui vc escreve toda séria. Quem não te conhece que te compra. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    BeijoZZz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ara trazer ele em 30 min

      FAÇA COM FÉ E SE SURPREENDA COM O RESULTADO IMEDIATO!!!

      MINHA RAINHA POMBA GIRA MARIA PADILHA DAS SETE ENCRUZILHADAS vá até onde estiver o (E.G.D.S) e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, que ass im seja! Pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas... Invoco as TREZE ALMAS BENDITAS! Pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde está nesse momento (E.G.D.S) e traga o seu espírito até mim!

      Amarrando-o definitivamente ao meu... Que o seu espírito se banhe na essência do meu amor e me devolva esse amor em dobro. Que (E.G.D.S) jamais deseje outra pessoa e que tenha olhos somente para mim (E.P.N.), que assim seja! Assim já é! E assim está feito!!!

      Salve POMBA GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS!!! Peço-te assim:

      AGORA GIRA... GIRA, VAI MULHER GIRA.. GIRA AO MEU FAVOR E TRAGA (E.G.D.S) manso como uma ovelha ATRÁS DE MIM!

      Pedindo assim:

      ar move, fogo transforma, água torna terra cura, E A RODA VAI GIRANDO... VAI GIRANDO... E VAI TRAZER (E.G.D.S) O MAIS RÁPIDO POSSIVEL DE VOLTA PRA MIM!!!

      Que (E.G.D.S) jamais se interesse por outra pessoa, e outra pessoa também jamais se interesse por ele...

      Que (E.G.D.S) queira estar somente ao meu lado e que ninguém consiga tirar ele de mim. Que (E.G.D.S) jamais deseje abraçar ou beijar outra pessoa, somente eu! Que (E.G.D.S)me ligue agora me chamando para conversar e que sinta muito medo de me perder, e não pare de pensar um só segundo, em nós dois juntos!

      Que (E.G.D.S) tenha a minha imagem em seu pensamento 24hs por dia, e não consiga comer, dormir, trabalhar nem se quer falar enquanto não ouvir a minha voz.

      Agora com quem estiver e onde estiver você (E.G.D.S) vai parar tudo o que estiver fazendo e vai querer a todo custo me ver! (E.G.D.S) vai rastejar aos meus pés me pedindo pra volta! Pois não conseguirá viver longe de mim.

      Salve SETE SAIAS! Minha boa e gloriosa princesa! Pelos 7 exus que acompanham seus passos, rogo !e!!suplico que amarre agora (E.G.D.S) nos 7 nós de sua saia e nos 7 guizos de sua roupa somente para mim!

      Agradeço por estar trabalhando ao meu favor. Divulgarei seu nome em troca desse pedido! Traga (E.G.D.S) já! E pra sempre! E (E.G.D.S) ficará somente comigo, e não se importará mais com ninguém! Sei que agora onde estiver (E.G.D.S) ele estará ouvindo o meu nome sussurrado no seu ouvido de dia e de noite, e não mais conseguirá resistir e vai me procurar ainda hoje implorando pra voltar!

      Salve SETE SAIAS que com a sua força e o seu poder atrapalhe qualquer outro feitiço que estejam fazendo para tirar (E.G.D.S)) de mim (J.P.P.)! E que elas parem de desejá-lo!

      SALVE AS FALANGES DA POMBA GIRA, RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS!!! E salve também suas irmãs MARIA MULAMBO, MARIA PADILHA, MARIA QUITÉRIA ARREPIADA!!! E todas as outras da falange!!! Salve SETE SAIAS!!! Minha boa amiga, mulher de 7 exus, defensora das mulheres e dos homens! Salve SETE SAIAS !minha boa e gloriosa princesa! Conheço tua força e o teu poder, por isso te peço que traga (E.G.D.S) ainda hoje pra mim (J.P.P.).

      CADA!VE!Z!QUE FOR LIDA ESTA ORAÇAO MAIS FORTE ELA SE FARÁ, E UMA VEZ FEITA NÃO SE PODERÁ MAIS VOLTAR ATRÁS! POR ISSO VOU PUBLICAR AOS 4 CANTOS DO MUNDO PEDINDO ÓH MAE QUE ME CONCEDA O PEDIDO DE ESTÁR COM (E.G.D.S) E QUE OS ESPIRITOS DAS FALANGES DA POMBA GIRA JÁ ESTAO TRABALHANDO AO MEU FAVOR, E JÁ ESTAO SOPRANDO NO OUVIDO DE (E.G.D.S) O MEU NOME (J.P.P.)... E ELE DAQUI A MAIS UM POUCO ESTARÁ DESESPERADO ATRÁS DE MIM... CONFIO NO PODER DAS SETE ENCRUZILHADAS E VOU CONTINUAR DIVULGANDO ESTA ORAÇAO PODEROSA!!! TENHO FÉ!!!

      Publique essa oração quatro vezes.

      QUE ASSIM E ASSIM JÁ É. AMEM.

      Excluir
  9. Com certeza o amor tem várias formas, pois consegue ser incondicional e ter seus limites ao mesmo tempo. Pode até ser a primeira vista, mas se fortalece com a convivência, como pode acontecer sem se ver o objeto, apenas esperando ou o imaginando.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente, falei muito sobre o amor... Uns dizem que encontraram o amor. A meu ver, poucos , realmente o encontraram. Tudo é relativo, e o amor é mais um assunto polêmico.

    Só me iludi com o amor, até chegar aos 20 anos. Depois disso, não procurei amor, existia coisas mais importantes para eu fazer.rs
    Mas, algumas paixões surgiram, e cheguei até a me casar com uma delas.

    Vivo dizendo, se amar é ter confiança na pessoa amada e se o amor é calmo, nunca amei ninguém, só me apaixonei. Não levo jeito pela coisa.rs

    Gostei da sua divagação, Pandora.

    Ah, gostei muito do comentário da Amanda, de tão bonito e sensato que foi seu comment, ela deveria se chamar Amanda Paz(ou Amor), não Amanda Guerra. rs

    ResponderExcluir
  11. Não acredito nesse negócio de alma gêmea, não acho que tenha uma única pessoas certa para a outra. Mas acredito no amor, só acho que as vezes as pessoas confundem muito as coisas.

    ResponderExcluir
  12. Eu me identifiquei bastante com o comentário do Roderick a respeito de amor/paixão.
    Sempre me disseram que o amor é aquela serenidade e que se eu encontrasse a minha "alma gêmea" (algo da qual não acredito, coisa de góticos, rs)eu saberia.
    Bom, seja como for, eu não soube, eu não conheci ainda o amor e ainda sou meio incrédulo quanto a sua existência. As paixões, além de parecerem mais interessantes, ao menos eu soube o que são.

    ResponderExcluir
  13. acho que o amor é um sentimento de pura abnegação. existe, simplesmente, independente se o outro merece ou não. é diferente de carência ou de paixão. não visa buscar no outro aquilo que me falta. é gratuito, simples e quase não se vê....

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner