quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Onde anda a felicidade?

 Tenho vários pensamentos dele. Folheava os livros e pegava um ou outro.
Orison Swett Marden (1850-1924)  foi um americano, pensador, membro do Movimento Novo Pensamento. Formado em Medicina, foi dono de hotel, fundou uma revista e era colaborador em outras.
Marden acreditava que nossos pensamentos influenciam a nossa vida .
"Nós fazemos o mundo em que vivemos e modelamos o nosso próprio ambiente."  (escrevia sobre sucesso financeiro, o que o tornou mais conhecido).
Resolvi ler na íntegra o livro "A alegria de viver", escrito em 1923.
O que encontrei foi uma série de pensamentos positivos, para impulsionar nossa vida.
E no meio disso tudo, relacionado à alegria, encontro listas e listas do que fazer para minimizar nossos problemas, focando na felicidade.
Aquelas tarefas intermináveis de fim de ano (principalmente) que tanta gente coloca como prioritárias, de nos desfazermos de coisas que não queremos, deve ser constante em nossa vida.
"Para que adiareis para a próxima semana, ou para o mês seguinte, o trabalho de procurar todas as coisas que vos são inúteis para as distribuir por aqueles que sentem delas uma falta absoluta? Deveríeis desfazer-vos desses objetos à medida que eles se tornem inúteis."
Uma das coisas que mais me fazem bem é poder dar algo a quem precisa e doar-me, também, para ajudar a quem precisa de presença física. Por isso gosto tanto de pessoas, de conversar, trocar ideias.
Esses dias me vejo impaciente até com Letícia, a netinha de 3 anos. Esqueço-me do prazer que é estar com ela e só me vejo descontente, cansada, desmotivada.
Não posso me esquecer de um princípio básico para a felicidade: a saúde do corpo e da mente.
"O grande segredo da felicidade é aprender a gozar, dia a dia. Cada dia deve ser feriado, na mais expressiva acepção do termo."
Se frases feitas surtissem tanto efeito quando deveriam, muita gente poderia se beneficar verdadeiramente.
O importante é acreditar no poder dos bons pensamentos.
Por que, vamos e venhamos, ninguém vai sofrer a sua dor.
"Se as coisas são desagradáveis, se os que o cercam lhe são antipáticos, para gozar pode elevar-se acima de tudo e de todos, retirar-se de dentro de si mesmo e rejubilar-se com o exercício das suas faculdades mentais. E não só pode furtar-se às mais exasperantes condições, como, num instante, pode refugiar-se num mundo ideal, criado pela sua imaginação. São inesgotáveis os recursos dum espírito cultivado."
Estranho pensar nisso, mas faz sentido.

7 comentários:

  1. Oi Lúcia,

    Boa reflexão!E com certeza a felicidade estará nos detalhes.

    Beijos.

    Lu

    http://lucianasantarita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu texto, dele se faz ótimas reflexões...beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lúcia!

    Ai, ai, essa nossa eterna busca da alegria e da feleicidade...
    E são tantas as fórmulas que nos são apresentadas, mas,felizmente, cabe a cada um encontrar o seu jeito de ser feliz. No entanto, penso que o único caminho para se chegar lá, é amar, simplesmente amar.

    Grande abraço, amiga
    Paz e Bem!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  4. Também acho que muitas vezes, tantas frases de efeito não fazem o verdadeiro efeito que precisamos.
    Mas, acredite se quiser, vez ou outra, descubro frases ou textos que mexem comigo, me fazem realmente pensar, refletir sobre aquilo em minha vida. Hoje mesmo, li um sobre as relações que temos com os filhos, como os olhamos com admiração e ternura quando são pequenos e quando crescem só os olhamos com olhar de cobrança ou de alguma reprovação. Caiu-me como uma luva, pois ando assim ultimamente com o filho. São super válidas certas frases ou pensamentos a meu ver.
    Quanto à felicidade, acho que ela está aí todos os dias batendo à nossa porta, mas nós é que temos que enxergá-la de verdade, buscar prazer nas pequenas coisas e viver mais a vida sem tanta cobrança ou stress.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  5. Olá Querida, obrigado por sempre estar por perto...me avise sim quando o outro blog estiver no ar...
    Manter o gostosura é uma forma de conectar-me com mamãe.
    As vezes me ausentarei, mas sempre estarei intimamente presente, pois é nele que sinto, leio e aprecio tudo o que ela fez em vida.
    Obrigado por me ajudar a manter essa linda homenagem viva.
    Em 05/02, faremos, com a iniciativa do orapitangas, uma blogagem coletiva em homenagem a ela.
    Adorei seu texto, já sentia isso antes, mas agora, tenho tentado diariamente colocar em prática essas frases feitas, estou me sentindo aproveitando melhor a vida.
    Mas como minha terapeuta sempre diz, faz parte desses bons momentos permitir-se ficar brava, triste, com raiva, desde que seja um milésimo do tempo disponível.
    Lindo dia para vc...

    ResponderExcluir
  6. Belo post !!
    E um ensino para todo dia.
    Porque a gente só pensa em fazer "limpeza" nos finais de ano, se como vc disse, tem tanta gente precisando agora daquilo que eu fico guardando para "um dia".
    Adorei !!

    Como adorei sua presença no meu niver, é tão bom estar cercada de pessoas que tem um objetivo:
    Encontrar a felicidade !!
    Obrigada querida !!

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  7. Lucia, essas frases de efeito já me fizeram muito efeito qdo jovem. Hoje em dia corro delas porque elas só fazem o momento mas nao fazem acontecer.

    Bjao

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner