quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sobre fotografias e história...

Existe o peso da verdade sobre a imagem fotográfica, reza a lenda que "uma imagem vale mais que mil palavras" e é comum a gente olhar para a foto e dizer: "isso foi!".

Bem, sempre acho bom lembrar que as fotos não são A VERDADE, elas são uma face da verdade, a face que o fotografo decidiu guardar para a posteridade, a face que foi possível gravar com os meios que a época tinha, ela é um registro, uma fonte para pensar a história.

Essa semana eu recebi um e-mail com algumas fotos ditas históricas, bem, acho que todas as fotos são históricas, pois contam algo sobre quem as tirou e quem nelas aparece, a maioria delas são fáceis de serem encontradas pelos caminhos do google, mas não resisto a tentação de trazer essas fotos para essa caixinha que é o Em quantos e compartilhar esses registros de nossa história.

Primeiro Mc donalds: olhando assim quem diria que isso ia se tornar essa maquina de vender "não-comida" e de fazer as pessoas morrerem de fome e gorda!




Onde era o Cristo Redentor.... antes do Cristo era assim? Já era um lugar lindo!


Brasília nos primeiros dias de sua construção...


O planalto Central antes de ser essa danação de gente hipócrita que é hoje:


Hitler encontrando-se com o Papa: A história que a Igreja Católica não gosta muito de mostrar!


O elenco dos Chaves juntos: esse desenho faz parte da história de nossa infância!


Inacreditável que Hollywood um dia já foi assim:


Disney antes de ser o mundo dos sonhos de multidões:


As evolução das garrafinhas de Coca-cola, essa bebida símbolo do capitalismo, eu sempre me pergunto se o segredo da coca é algo químico ou simplesmente uma equipe de propaganda simplesmente genial:


A 23 de Março, antes de ser esse enorme centro de Comercio:


O primeiro computador, que coisa mais enorme, ainda bem que diminuiu, essa sala é maior que minha casa:


Essa eu adorei, uma foto clássica do Empire States:


Por fim, a primeira fotografia:

20 comentários:

  1. Isso é fantástico, Pandora! Eu fico pensando o porque da historiografia não levar tão a sério a fotografia como fonte secundária. Acho que até mesmo para "adoçar" as metodologias do ensino de história ela tem uma contribuição inestimável. Adorei. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo ver as fotos, a "evolução" dos objetos e locais. Fotos muitas vezes são nossa memória. Não tenho fotos de quando era bebê, nem menina, exceto umas com menos de 2 anos de idade. Depois, mocinha, tenho apenas umas 10, se tanto. E me acostumei a não gostar de ser fotografada, talvez, (agora penso nisso e era inconsciente!) uma maneira de me rebelar pelas que não tiraram de mim quando mais nova...Engraçado que meu pai tinha máquina fotográfica, e das boas, mas não sei o que o impedia de tirar nossas fotos. Vai ver que a impressão era muito cara, sei lá! Só sei que se precisar de fotos minhas pra reativar minha memória, tô frita! rssr
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem! Fotografias são poemas além do texto. É como uma pintura revelada com a verdade, além de reavivar nossa memória, saudade, ou seja, é arte, muita arte! Parabéns, Pandora!

    ResponderExcluir
  4. Adoro fotos. No meus humildes blogs, procuro dar ênfase a fotos.

    Ótimo post, Pandora! Parabéns!

    Agora, eu não ficaria sentado no local q aqueles trabalhadores estavam , no Empire States, não mesmo! rs

    ResponderExcluir
  5. Jaci, amo fotos. Para mim elas dizem muito mais do que foi fotografado, tanto que compro fotos antigas - tenho algumas fantásticas - e compro livros de fotos. Talvez elas não sejam "a" história, mas contam mil histórias, não só as nossas mas muitas outras.
    Você reparou a quantidade de militares na foto do Papa? Ou o caminhãozinho da foto de Hollywood? Esses caminhãozinhos não são originais de fábrica, pegavassse o chassi do Ford 29 e montavasse uma caçamba, o da foto nem teto tem na cabine! Adoro ver fotos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Pandora amei demais esse post e até me arrepiei com a foto do elenco do Chaves, chamei a galera aqui do trabalho para ver as fotos e todo mundo se amarrou!

    Realmente todas as fotografias são históricas!

    ResponderExcluir
  7. Uau, amei ver por aqui estas belas fotos antigas!
    Realmente as fotografias captam o que nós queremos ver, por isso vivo fotografando aquilo que meus olhos se direcionam e se encantam.
    Uso-as na maioria de meus posts e são elas as que me abrem a mente para escrever posts, sou movida à imagens. adoro!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  8. Pand, fotografia realmente marcam um momento, mas não desvendam certas coisas não.

    O mc donalds era engraçado hehe
    e essa das cocas foi demais!!!
    Adorei as fotos!


    ;)
    bjokitas

    ResponderExcluir
  9. @Cacá - José Cláudio Pois é Cacá, tem muito historiador que ainda torce o nariz para a fotografia, mas isso tem mudado, na minha graduação estudei com uma pesquisadora que trabalhava com fotografias, eram as fontes primárias dela, foi com ela que aprendi que a imagem também é um texto para ser lido. Foi um experiencia revolucionaria em minha vida... Mas, vc sabe, a prática docente caminha a passos lentos.

    Cheros, valeu pelo coments.

    ResponderExcluir
  10. Ué Pandora, não publicou meu comentário...

    ResponderExcluir
  11. @Lúcia Soares Lucia eu também me acostumei a não gostar de fotos, me sentia feiosa (ainda me sinto)o que é uma pena, é tão bom relembrar as coisas da vida através de imagens... Enfim, mas não é só elas que nos fazem lembrar, sempre existem outros meios néh!??!?

    ResponderExcluir
  12. @Moacir Eduão Com certeza Moacir, fotofrar é fazer arte... Elas também são uma forma de poesia!!!

    ResponderExcluir
  13. @Beth/Lilás Certissima você Beth, eu não gosto muito de fotos minhas, mas amooo fotografar: pessoas, lugares, objetos, situações... Assim como amo vê fotos, realmente elas me abrem a mente!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as fotos. Adoro fotografia. Sónão gosto de mim ema fotos... não sou nada fotogênica... tbm não sei tirar fotos... sério... sai sempre uma merda!

    E eu sempre acho que a foto diz mais a respeito do fotógrafo do que sobre o que ou quem está sendo fotografado. A frase ficou esquisita, mas deu pra entender o que eu quis dizer, não deu?

    Ainda sem beijozzz.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pand,

    Que post belo.
    Adoro fotos, minhas de pessoas, lugares, animais, situações, creio que vejo quase tudo atravéz delas (sou a guardiã das fotos de família).
    e nunca precisei tanto delas como agora..Sempre as olho para me certificar das coisas (sabes do que falo)

    gosto tanto dos temas por ti abordados..

    cheiro.

    ResponderExcluir
  16. Excelente postagem,minha dúvida é quem é a dona do blog,pq vim pensando ser da Sônia,mas aqui chamam de Pandora e etc...Tô perdidinha!!!!Bjs pra quem for.

    ResponderExcluir
  17. @Zilda Santiago
    Oi Zilda,

    Primeiramente obrigada por estar aqui e no "A História de Santhiago".

    O Em Quantos é um blog comunitário, somos oito colaboradores, inclusive essa beleza de moça aí do Post sua conterrânea, aliás Pernambuco é um berço de grande escritores não é?

    Obrigada querida!

    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  18. @Palavras Vagabundas Uau, vc não só adora vê fotos, com sabe ler as danadas néh Jussara, fiquei assim babando nas observações que vc fez!!!

    Perfeito!!

    Cheros, e obrigada pelo coments!

    ResponderExcluir
  19. @MeireOi Meire!!! Quem diria vendo essa coisa esquisita que o Mc ia se expandir feito praga pelo mundo ein???

    E a coca, também achei demais a evolução...

    ResponderExcluir
  20. @VaneZaCom certeza eu concordo com vc Vaneza, a foto diz mais sobre o fotografo do que sobre quem foi fotografado!!!

    Aff... Vaneza cadê o perdão?!?!?

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner