quinta-feira, 9 de junho de 2011

Como postar imagens no blog

Essa é minha primeira postagem no Em Quantos, recebi o convite de Sônia e fiquei muito feliz em aceitar. Com uma pontinha de medo, mas feliz. Sônia me propôs postar dicas para blogs, então vou dividir o pouco que sei com vocês e para começar, vamos falar sobre como postar imagens. Espero que gostem…
Postar imagens é uma forma de complementar um post.  Esse tutorial será para ensinar como usar dessa ferramenta no painel de postagem do  Blogger em rascunho (draft).
Em Nova Postagem  clique em Inserir Imagem, como mostra a imagem abaixo:
passo a passo meu lado contido
Feito isso, aparecerá uma janela com as opções: 
  • Fazer Upload: Essa aba serve para escolher uma imagem do seu computador.
  • Deste blog: Todas as imagens utilizadas no blog (para layout, postagens...) ficam guardadas nos Álbuns do Picasa, essa aba é um atalho para chegar nelas
  • Dos álbuns do Picasa:  Nessa aba ficam guardadas, também no Picasa, todas as imagens utilizadas pela sua conta no blogger, ou seja, as imagens utilizadas em todos os blogs que criou. Mesmo os excluídos.
  • De um URL: Nessa aba você cola a url de uma imagem que carrega automaticamente, o que eu, particularmente, não recomendo.
passo a passo meu lado contido 2
Feito a escolha entre as opções, a imagem será carregada clique em Adicionar Selecionadas.
Também pode-se escolher mais de uma imagem de uma só vez segurando a tecla Shift e clicando sobre as imagens escolhidas. Exceto na aba ‘ De um URL’.
Ainda no Editor de texto, antes de publicar o post, ao clicar na imagem podemos ver algumas opções como:
  • Tamanho da imagem: Pequena- Média – Grande -  Tamanho Original;
  • Disposição da Imagem: Alinhar a Esquerda- Centralizar – Alinhar a Direita
  • Adicionar Legenda: Espaço para descrição da imagem (opcional)
  • Editar Link: Se mantiver o link que automaticamente já vem com a imagem ao ser carregada, ao clicar nela, será exibida em uma nova janela ou aba do seu navegador em tamanho original. Essa função também nos dá a opção de fazer da imagem um banner, direcionando-a a um determinado blog, ou página. Para isso, basta clicar em Editar Link, e substituir o endereço que lá se encontra, pelo endereço que quer que a imagem seja direcionada.
  • Editar Imagem: Esse menu te levará a uma janela do Editor de imagens on line, o Picnic.
  • Remover: Essa é a opção caso queira descartar a imagem.
Como hospedar imagens para o layout no próprio blog?
Para personalizar layouts, eu hospedo as imagens diretamente no blogger, duas vantagens que encontrei é a velocidade do carregamento, que fica mais rápida que em sites externos, e o não correr o risco de perde-las, até mesmo de ser substituídas por “sapos presos em pedra de gelos” rsrsrs.
Para fazer isso é muito simples, siga os dois passos a cima, sem publicar a imagem vá em: ‘Editar HTML ‘(No painel da postagem, ao lado da Aba ‘Escrever’)  Copie somente o endereço da imagem, como mostra a ilustração abaixo:
passo a passo meu lado contido 3
e cole o código onde no trecho em negrito:
background: url(url da imagem) repeat;

Lembrando que o código utilizado acima é apenas um exemplo das várias formas que um background pode ser utilizada, nesse exemplo a imagem se repente por toda o elemento escolhido seja ele  #main, #sidebar, #header, .post...
* Dicas de Artigos: Hotlink e como evitar -  Dicas BloggerLista de sites com imagens de domínio público - Blogosfera Legalizada.*

2 comentários:

  1. Oi Silvia,

    Muito bom te ver por aqui, você sabe como sou atrapalhada com essas coisinhas não é?

    Vou por em prática.

    Bj querida

    ResponderExcluir
  2. Eu levei um bom tempinho para descobrir como fazia isso no meu início de vida de blogueira , mas se eu tivesse te conhecido antes seria rapidinho, né, amiga?
    Beijos

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner