sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Das minhas preguiças literárias!

Eu adoro ler, todo mundo sabe disso, mas nos últimos tempos tenho sido acometida por uma crise de preguiça literária... Pois é, pois é, pois é... Nunca pensei que isso fosse me ocorrer, mas ocorreu e no limiar de meus 26 anos, estou me tornando uma leitora preguiçosa!



A primeira das preguiças que tenho detectado em mim é a preguiça de ler séries. Putz, eu que sempre gostei de séries, de alongar o doce gostinho de conviver com aqueles personagens maravilhosos...

Me deliciei lendo "As brumas de Avalon":


Apaixonei-me lendo "Harry Potter":


E só faltei morrer de amor pelos livros da "Série Crepúsculo", meu pecadilho literário favorito de todos os tempos:


Me pego padecendo de uma memorável preguiça de séries!
Foi série eu pulo fora lindamente!

Estou lendo "Percy Jackson e os heróis do Olimpo" do Rick Riordan a e ando pretendendo ler Estilhaça-me, mas  começo a achar que o mercado editorial anda muito sacana com essa mania de séries. Putz ninguém mais conclui uma boa história em um único volume?

Outra preguiça literária que tem me acometido nos últimos tempos é a leitura daqueles livros propositalmente  escritos para te fazer chorar até a última lágrima do estoque te deixando altamente desidratada e com aquela sensação de como eu sou um ser humano pequeno, mesquinho, sortudo por não ter uma doença terminal e coisas do gênero.

Eu sou uma leitora emotiva, ou melhor, eu sou uma pessoa emotiva. Tenho o choro e o riso fácil, não é difícil me emocionar... Mas... Sei lá... Há algo de errado em um história que já nasce para um fim... Bem, não sei... talvez seja apenas crise de chatice mesmo.... Mas ando com preguiça de livro tipo: "A culpa é das estrelas".

Sim, ele é um sucesso. Sim, mil e um leitores conceituados disseram que a história vale a pena... Sim... Sim... Sim... Mas, um livro feito sob medida para o fim primeiro e ultimo de me fazer sentir miserável me soa artificial... Talvez, quando a minha crise existencial passar, eu venha a ler e desdiga tudo isso, porque coerência literária não tem sido meu forte, mas por hora: "Que preguiça monstro!".

Aliás, preguiça mostro também é o que eu sinto quando escuto falar de livros quentes, com capa metalizada, fundo negro e titulo sugestivo. Nossa como esses livros tem cansado a minha já cansada beleza!!!

Quando eu vejo uma amiga minha gastando seu rico dinheirinho com esse tipo de livro eu tenho vontade de gritar: "Nega, isso tá caro, passa lá em casa que EU FAÇO UMA DOAÇÃO de um livro tão quente quanto esse de graça!"

Mas, a parte isso, esses livro me soam como enganação pura e custosa. Não há nada de inovador, nada que mereça estardalhaço. Sei lá... Sou chata, to chata... E se você quiser ler livros quentes vá em um Sebo, lá com o dinheirinho que você compra 1 livro desses, que de inovador só tem a capa metalizada, você compra mais de 10 livrinhos de qualidade equivalente.
 E sim, outra coisa que tem me exaurido literariamente são livros cujos titulos começam com: "A menina que...". Esses titulos me deixam com fogo nas ventas!!! Virou grife, vá lá no google e coloque para ver quantos milhares de livros aparecem.

E por último, mas não menos preguiçosa, vem o meu enfado mortal de distopias... Putz, parece que em cada esquina há uma distopia pop nova a nossa espera! Como é isso ein?!?!? Só a graça!!! Quanto menos eu procuro, mas eu acho histórias desse tipo enchendo prateleiras e afins... Da até medo!!!

Acho que a melhor coisa que ouvi acerca dessas distopias foi o comentário da Aleska no meio da resenha de "A Seleção" no blog "Entre livros e sonhos": "É legal fazer um paralelo com o momento em que estamos vivendo, porque o motivo dessa mudança que o livro nos fala, é a invasão da China aos Estados Unidos, numa época mais ou menos próxima a nossa. Oras, não estamos falando tanto no crescimento econômico da China? Acredito que possa existir um pavor de perder o posto de primeira potência que acaba  gerando essas idéias estranhas no povo americano..."

Bem, talvez a hipótese da Aleska seja coerente com a realidade. Porém, nem tal hipótese tira minha preguiça de distopias!
Podem me linchar a vontade, sou chata, to chata e além de tudo preguiçosa... Me joguem fora e não estranhem se daqui a uns seis meses eu mudar totalmente de ideia.

14 comentários:

  1. Talvez essa preguiça seja uma forma de se dar um tempo. Realmente quando uma série faz sucesso começa a surgir uma atrás da outra, mas não podemos deixar de ressaltar as que marcaram a sua história.

    Sinto que essa sua preguiça pode ser contagiante. Você nos empolgou com resenha dos Vol 1 e 2 da Guerra dos Tronos e aqui estamos chupando os dedos para saber mais... e põe preguiça nisso. O remédio é ficar um tempo sem ler séries minha doce Pandora. Vai aguentar?

    Agora sobre os livros calientes você leu luxúria?

    Um boa sexta
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Preguiça literária é normal. Já fui acometido por ela várias vezes (inclusive estou vivendo uma destas crises kkkk) depois passa. Faz o seguinte, procura livros pequenos e não-seriados, depois você vai progredindo.
    Beijos Jaci!

    ResponderExcluir
  3. Hahhaa. Ri muito com o post, Pandora. Distopias eu até gosto, e séries também, mas "livros quentes" e "câncer books" também me dão preguiça. Não gosto de livros que tenham sido feitos propositalmente para fazer o leitor chorar. Também me soa artificial. Masss, a capa de A Culpa é das Estrelas é tão linda e já fizeram tantos elogios que conseguiu me tentar rsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É Pandinha, vc tá ficando uma velha gagá qdo se trata de livros. kkkk adorei a minha citação, mas creio que vc goste de 1984 não? Eu não gostei muito qdo comecei a ler, mas já me disseram q tb é uma distopia. Mas concordo em uma coisa com vc: essa cultura pop já está enchendo o "ovários". Tomara que nasça algum gênio da arte que desenvolva logo uma cultura cop, mop ou sei lá o que para tirar a hegemonia do pop.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de sagas.. rs. Não sei se é bem uma preguiça mas ando meio enjoado de livro muito descritivo - sempre fui assim mas estava me curando. Eu gosto de livro com ritmo acelerado. Li "O Rei Branco" ultra rápido por causa do ritmo, e quase morri de tédio com "On The Road"...

    :D

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que eu tenho "As brumas de Avalon", mas procrastino a leitura justamente por ser série. Se eu for lê-la em um mês, não lerei nenhum outro livro nesse tempo. :/ Também não me empolgo com livros em série, ainda mais aquelas séries com 'trocentos volumes'.
    Ah, eu gosto de me emocionar com livros, de chorar se for o caso, por isso quero muito ler "A culpa é das estrelas". Acho que livros assim ampliam a nossa visão, nos faz repensar sobre vários temas de nossa vida. Mesmo que seja sofrido e triste, é um livro que devemos ler pra sair da zona de conforto, pra ver a vida por outros ângulos.
    Quero chorar quando descubro que amigas ~pensantes~ compram esses livros com capa metalizada e títulos sugestivos. Quero chorar mesmo, porque como é que pode alguém que sabe usar o cérebro e gostar de um livro desses? Livros caros e ruins! Não entendo! Se quer algo assim, quente e safadinho, compra um romance histórico, que é bem mais barato e muitas vezes bem melhor escrito.
    Eu li a resenha do livro "A seleção" e parece ser um livro legal. Mas, por ser série, eu não leria. hahahaha Sim, sou chata pra séries mesmo.

    Um abraço, Pandora!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  7. Ai Jaci, e eu que começo uma série e nunca termino de lê-la toda? Agora livros que fazem chorar eu passo longe, bem longe! rsrsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Amoooor, tô contigo e não abro! Tenho essa preguiça há muito tempo, você já deve ter percebido que nunca postei uma saga? Bem, sou filha e irmã de editor, sei muito bem como se "constrói" livros para o mercado, principalmente o americano. Então 3 livros é o ideal, vai na brincadeira uns 200 reais, então para quer escrever em um só? O Sr. Cinza é totalmente uma construção de marketing editorial e foi encomendado após pesquisa de mercado. Me polpem!
    Não sei se você vai desdizer tudo daqui a seis meses, só sei que minha preguiça já dura uns 5 anos.
    bjs

    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Ah, as vezes dá uma preguiça mesmo, já por isso que nunca emendo um livro no outro, sempre me dou um ou dois dias pra respirar, resenhar e poder partir pra próxima. Desde o comentário lá no blog tenho pensado sobre série, e na infinidade delas que tenho acompanhado - acho que vai render post - e dá mesmo uma certa tensão pra começar a ler uma novs. será que vale a pena? é dureza.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso e me sinto culpada por não ler mais como linha antes de existir a internet. Confesso e me puno que internet acaba tomando parte do meu tempo livre e a outra parte acabo dedicando mais aos filmes. Mas ja fui uma devoradora de livros, era capaz de ler em horas até.

    Mas hoje em dia confesso que estou bem devagar, mas isso pode mudar a qualquer momento... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Tu não é a primeira nem a última leitora a passar por isso, creia. Acho que o que nos falta nesses momentos é um livro que nos atice, que grita "leia-me já", que quando começa a ser lido não se deixe abandonar fácil até que chegue ao final. E sim, pra mim, esses livros estão escondidos em prateleiras de sebos ou estantes escondidas de certas bibliotecas.

    ResponderExcluir
  12. Amiga. nessa vc me surpreendeu. nunca pensei em ver vc a menina que ler por prazer dizendo isso. Gostaria que o contrário acontecesse comigo e em vez de preguiça eu sentisse um prazer enorme em ler coisas que não são pra estudo....rsrsrsrs.
    Quem sabe um "em quantos" deses não acontece comigo. Espero que logo porque sinto que essa sua fase é passageira.
    Bjs amiga.. AMo-te

    ResponderExcluir
  13. Oi gentem
    Saudade desse cantinho aqui viu?

    Tem um selinho pro teu blog lá no meu blog
    http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/12/campanha-de-incentivo-leitura.html

    Espero que goste
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  14. Acho que todo mundo passa por essas fases as vezes...
    Gostei do que você disse sobre os livros quentes, é verdade puríssima, tem gente que nunca lê nada e agora está gastando horrores só porque tá na moda ler esse tipo de livro. Me recuso a ser mais uma na lista.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner