terça-feira, 2 de outubro de 2012

A colecionadora de palavras:




Gosto das palavras que soam engraçado.
Já parou para pensar no som delas?
Às vezes fico anos ouvindo aquele som e não reparo,
mas um dia por algum mistério, presto atenção à ele.

Leopoldo por exemplo. Leo no latim é leão, mas o que seria POLDO?
E fico pensando: pOLDO. PoLdO.
ou como os franceses falam: POLLLLLDO (dobrando a língua para falar).
E fico achando engraçado alguém se chamar Leopoldo. Será que tem
a ver com felpudo? faria sentido, assim o significado
seria leão felpudo. Um leão com uma grande juba.

Mas quando me esqueço do Polllldo, penso em casórios.
Casamento é bonito, formal e elitizado,
mas casório é do balaco baco!
É engraçado, é simples e aconchegante.
Sem falar que exerce menos pressão naquele seu amigo que tá noivo.
Afinal, as vezes, casório parece brincadeira de criança. 
Pelo menos na minha cabeça.

Além das palavras com sons engraçados,
fico atraída pelas expressões esquistas.
Afinal, porque será, que onde se consegue
o pão não se deve comer da carne?
E porque uma batida de trem no escuro é feia?
Afinal, não está escuro mesmo? Quem vai ver alguma coisa?

Há também as gírias nordestinas
que herdei da minha vó.
Se você esta me zuando logo pergunto:
Cê tá besta garoto?
Ou se a roupa preta está desbotada
já vou logo taxando de fubazenta.

O fato é que gosto de falar errado
ou falar diferente. Misturar o elegante
ao comum e coloquial. E isso já perturbou muita gente.
Mas e daí? Não estou bancando a engraçada,
a palavra bateu em minha porta, conquistou-me
e foi um "sambarilóvi". Viciei. não mais pude largar.
Sou assim, meio amalucada e me curto purr demais sô!

Como é bom colecionar, e não precisar de estante para guardar!
Minha coleção de palavras fica apenas no linguajar!.

Texto originalmente publicado em: diariosdebordo-2.blogspot.com

3 comentários:

  1. Aleska, a Luna também tem esta mania de observar, prestar a atenção nas palavras. Eu acho este hábito muito legal.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê
    Temos manias um pouco parecidas.
    E aposto que de vez em quando você cria algumas palavras que são só sua, não é ? rsrsrs

    Amei esse texto seu
    Parabéns e vá em frente
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk eu criei uma sim uma vez, mas já fiz muitos neologismos tb. que bom que não sou só eu kkkk.

      Excluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner