terça-feira, 14 de agosto de 2012

Educação na internet


A internet se tornou uma ferramenta muito útil desde os anos 2000. Ela serve para estudar, trabalhar e até se divertir. No entanto, reparei que algumas pessoas a usam como válvula de escape para seus problemas.

Longe de ser necessariamente um problema, essa função ajuda muitas pessoas a se desestressarem, mas como nem tudo são flores, há também o mau uso da internet. Às vezes parece que as pessoas gostam de jogar toda sua raiva e frustrações em outros usuários só porque não os conhecem. Uma simples opinião num blog é motivo de esculacho e ridicularização.

Parece que a impessoalidade da internet é um estimulo para a quebra de todas as regras de comportamento público. Sei que é doloroso não poder dizer sua opinião no dia a dia para não se meter em encrencas, e que a internet oferece a chance de sermos sinceros, mas precisa humilhar? É necessário destruir aquela pessoa totalmente? Eu acho que não, mas as pessoas continuam fazendo assim, e se acham no direito de expor o outro ao ridículo.

Eu não tenho nada contra ter opiniões opostas a meu pensamento. É saudável, e acho que a internet foi uma grande invenção por possibilitar essa troca de ideias e experiências, mas por favor, vamos ter classe e fazer a coisa educadamente por favor! Afinal, ninguém é dono da verdade, e deve ser humilde na hora de emitir sua opinião.

Uma frase que sintetiza esse assunto já foi dita há muito tempo por Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Enfim, é isso! Se quiser conte nos comentários se você já passou por uma situação assim. Beijos!

3 comentários:

  1. Ontem de madrugada fui acusada de praticar proselitismo religioso por um rapaz que nunca vi tão gordo, magro ou o que quer que seja!!!! A internet as vezes parece terra de ninguém e há quem pense que palavras não ferem e que podem dizer tudo!!! Isso é trágico e é cômico ao mesmo tempo!

    Adorei o texto Aleska, esse debate é necessário!!!

    ResponderExcluir
  2. Aleska eu acho que vc tem toda razão, com a internet veio a exposição e tb o anonimato, usado por muitos para criticar e ofender as pessoas. Mas como vc bem lembrou tudo tem seu lado positivo e com a net a possibilidade de escrever e desabafar tb é maior!

    Ótimo post!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner