terça-feira, 7 de agosto de 2012

Defeito ou qualidade?


Durante minha adolescência, eu via as coisas em preto e branco: ou era defeito ou era qualidade. No entanto, nos dias atuais eu vejo uma gama de "cores" novas, e uma das coisas que me ajudou a entender isso, foi a astrologia.

Você pode escolher se acredita ou não em astrologia, eu acredito, mas se você não crê, entenda como um exemplo. Bom, vou usar os "signos de água" para a explicação. Para quem não sabe, signos do elemento água são escorpião, peixes e câncer, e são chamados assim porque a sua principal característica é a capacidade de fluidez das emoções. São pessoas que tem uma relação íntima com seus sentimentos, e não tentam escondê-los. Só isso já basta para mostrar o meu ponto. Uma pessoa que ouve seus sentimentos, é uma pessoa que se conhece e é atraente para os outros por serem carinhosas e tal. Mas por gostarem tanto de se relacionar e não terem muito pudor por mostrar seus sentimentos e carências, tornam-se presas fáceis para pessoas mal-intencionadas. Há também a possibilidade de sofrerem quando são abandonadas por pessoas que não aguentam os mil tentáculos que usam pra prender os que amam.

O grupo dos signos do fogo (sagitário, leão e aries) se caracteriza pela energia, expansividade, sinceridade e liberdade. No entanto, essas características podem ser mau usadas e se tornarem: tédio, mal-humor, crueldade e egoísmo.

Eu até poderia continuar falando do zodíaco, e se vocês quiserem até escrevo nas próximas postagens, mas o tema aqui é esse: qual a fronteira entre o defeito e a qualidade? Na minha opinião, a qualidade é a característica da pessoa usada com moderação, já o defeito é o excesso ou a falta da característica. É claro que maturidade e o nível de estresse também influenciam na hora de atuar com nossas qualidades, mas acho que já nascemos com uma configuração de personalidade. Um conjunto de características prontas para serem desenvolvidas e lapidadas pela vida.

Fica aí meu pensamento. E vocês o que acham?

15 comentários:

  1. Só pela virtude da sinceridade a gente percebe essa dualidade entre defeito e qualidade. Muitos com desculpa de serem sinceros não pesam as palavras e soltam as maiores grosserias.
    Excelente seu post, Aleska. Adorei.
    Beijinho e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior meri é que esse é o meu defeito. rss mas vc está certíssima. Eu até tento controlar, mas às vezes nem dá. Hoje mesmo eu estava conversando com o taxista e soltei uma piada dizendo que o amigo dele tinha crise de meia idade. Acho que fui sincera demais, e fui meio distraída também. O homem fez uma longa defesa dos homens acima de 40 anos.

      Excluir
  2. Aleska, eu sou cético em relação a signos. Há muita gente que fica falando que não tenho nada a ver com piscianos, e por que teria, apenas pela data de nascimento? Daí neguinho vem com aquela parada de ascendente e blá-blá-blá que não tenho muita paciência. Já quiseram fazer meu mapa astral e tudo, recusei, não sou ligado nestas coisas. Mas gostei de ter usado como exemplo para fazer a comparação defeito x qualidade.
    Eu acredito ser muito relativo. O que é qualidade para um pode ser defeito para outro e vice-versa. Eu acredito que o ideal seja o equilíbrio e esta palavra é praticamente inatingível na prática, sempre acabamos por nos exceder para um lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. peixes é? tenho meeeeedo de vc. Mais ao menos explica porque vc é bem inteligente, só não explica porque vc prefere escrever de um jeito realista. Mas eu te confesso que tem algumas pessoas que eu nunca diria que tem o signo que elas tem. A minha amiga mais humilde é uma ariana com ascendente t em áries. Era pra ser uma pessoa insuportável, mas é super doce. Uma outra amiga minha é touro de inicio eu nao acreditava, porque conheci uns taurinos tão teimosos que ás vezes pareciam bem tapados. Agradeço à ela por me mostrar o contrário, mas essa nao conseguiu fugir totalmente da descrição astrologica.

      Excluir
  3. Eu acho que o melhor mesmo é manter o caleidoscópio em punho e curtir todas as mil cores que ele apresenta. Tudo pode ser qualidade e defeito, dependendo do prisma. E eu, que sou sagitariana, sou de uma vez só energética, expansiva, sincera, livre,entediada, mal-humorada, cruel e egoísta.
    Depende de como você quiser me ver

    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bate aqui que eu também sou! kkkkkkkkkk eu te entendo bem. às vezes, quando ajo com raiva eu sou intencionalmente cruel e mal-humorada. As vezes sou sem perceber tb. vai depender de quem vê.

      Excluir
  4. Aleska, qualidades e defeitos são próprios do ser humano. Tanto que, independentemente de signo, todos os têm (defeitos e qualidades). Não acredito nem desacredito do poder dos astros sobre nossas vidas, acho que tem uma relação, sim, pois a natureza é complementar, todos estamos envolvidos em tudo, já que habitamos a mesma galáxia.
    Sou Touro. Não sou teimosa, mas defendo meu ponto de vista. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsss que bom! teimosia às vezes é um problemão. Com certeza deeitos são próprios do homem, mas a questão aqui, é que uma caracteristica em determinada situação pode ser considerada um defeito ou uma qualidade. A teimosia por exemplo, pode ajudar quando alguém quer te convencer a fazer algo contra seus princípios (aí as pessoas te chamam de determinada), mas quando vc teima em fazer algo que vc precisa por causa do medo ou do preconceito, aí vc é orgulhosa, teimosa etc.

      Excluir
    2. Verdade. Isso mesmo, o que pode ser uma qualidade em algum momento, em outro se torna um defeito. Embora não me ache teimosa (mas sou chamada de), acho que levo muito a sério o que quero e se quero, faço de tudo para conseguir, mesmo sabendo que nem sempre vale a pena. rsrs

      Excluir
  5. Oi Aleska.

    Eu acredito que essa fronteira seja a compreensão.
    Alguns de nós tem a uma caracteristica maravilhosa chamada tolerância para aturar defeterminado defeito.
    Então quando a gente compreende que todos nós querendo ou não somos dotados de alguns pequenos (ou grandes) defeitos iremos, como você tão bem deixou em sua ultima linha, desenvolvendo meios de obter caracteristicas positivas (qualidades) para esse processo de "lapidação" rs vamos dizer assim.
    É quando se aprende (se assim o indivíduo quiser) a se podar de dentro para fora.

    Mas é difícil estabelecer essa fronteira porque na maioria das vezes não vemos ou não reconhecemos determinada caracteristica ou mania nossa como defeito.

    Bem lembrado a questão da personalidade que acredito vir acompanhada de alguma forma como nosso código genético. Chamo de eu embutido que dorme em estado latente dentro da gente e vai acordando aos poucos de acordo também com a nossa maturidade.

    Gostei do post.

    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  6. Não entendo nada de signos e até tento compreender quando leio o António Rosa, o melhor astrólogo que conheço. Quando digo isso estou sendo sincera. Encaro como uma qualidade, mas dependendo, sinceridade pode se tornar um defeito, como você bem exemplicou no texto. Outros astrólogos poderão torcer o nariz para a minha declaração, por outro lado, penso que se sentirão lisonjeados por terem no rol dos especialistas, pessoa tão idênea.
    Somos punidos mais pela sinceridade, do que pela falsidade. Uma pessoa falsa, muitas vezes é mais simpática. Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Digo isso pq já entrei em muita furada rsss

      Excluir
  7. Ei, cada os signos do elemento ar?!?!? Não me senti contemplada nessa postagem!!! #Fato rsrs Por mim acho ótimo que vc fale do zodiaco especialmente como exemplos, embora claro eu não acredite nessas coisas!!! rsrs Se a Tita ver/ler eu dizendo isso vai achar até graça!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a opinião do Christian. Bem interessante o post.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner