sexta-feira, 6 de julho de 2012

O lado B da Literatura: livros que li e não gostei! – A Série Vaga-Lume

Bem, lá se foi mais um mês e com isso chegou ao fim nossa série de postagens sobre o temível lado B da literatura e para encerrar os trabalho eu deveria falar sobre um livro que li e não gostei... E ai é que táh, caso sério!!!

Memória é um bicho seletivo, a tendencia é esquecer aquilo que não gostamos e cáh estou eu me debatendo pensando em quais livro li e detestei... Pois é, só me veio a mente não um livro, mas uma série a famosa Série Vaga-Lume.

Não teve jeito essa série que marcou época, fez a cabeça de várias pessoas e foi o ponto inicial de vários leitores nem com a peste conseguiu me cativar durante a adolescência. Os suspenses não me cativavam, os temas me pareciam irreais, eu não me identificava com os jovens protagonistas da série e as figuras me incomodavam! #ProntoConfessei

Todos os adolescentes que se emocionaram, angustiaram e amaram a leitura dos livros O Mistério do Cinco Estrelas, O Rapto do Garoto de Ouro, Um cadáver ouve rádio, Sozinha no Mundo do Marcos Rey que não se chama Marcos Rey e sim Edmundo Donato saibam que eu tentei, mas não deu... #PodemMeCulpar

Porque sempre achei tudo muito obvio no texto dele, tudo mundo artificialmente preparado para agradar a adolescente, tudo muito limitado de um lado ou de outro... E isso aliado as ilustrações demasiado obvias para a adolescente pedante que eu fui era a gota d'água, não descia.

Enfim, eu fui uma adolescente horrivelmente pedante e sem noção!!!

Depois de ter virado professora e começado a minha saga para incentivar a leitura eu redescobrir a Série Vaga-Lume e descobri seu valor. Nunca cheguei a reler o Marcor Rey, mas li A ilha perdida e não achei tão mal assim.

___________________

E por fim, com esse texto a nossa série de postagens sobre o Lado B da literatura vem chegando ao fim...


Obrigada a Ana, Lúcia, Luciano e Mi por terem topado a aventura e exposto seu gosto.
Obrigada também a quem passou por aqui e concordou ou discordou da gente com aquela educação característica do publico do Em Quantos...

E sim, quem tiver criticas e sugestões saiba que estamos totalmente abertos ao dialogo, a caixa de comentários e se não bastar sempre se pode mandar um e-mal "elfpandora@gmail.com". 


Por hora desde Quarta começou por aqui mais uma série de postagens, dessa vez é sobre Agatha Christie sob a tutela da Gabs Rohde.

Cheros a todos e até nosso próximo encontro!!!

2 comentários:

  1. Onde eu estava que não conheci a Série Vagalume na minha infância/adolescência?
    Por não conhecer, não posso opinar. :/

    Sempre tem uns especiais pra lá de bons aqui no Em Quantos, viu, Pand?

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  2. Preciso admitir que sempre adorei "A ilha perdida", podem me processar! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner