sábado, 23 de junho de 2012

REVOLUÇÃO AMBIENTAL



Os jovens de ontem, hoje e amanhã em breve vão ter que começar a falar em revolução novamente. Já houve gerações que falaram em revolução de costumes e a fizeram. Já houve gerações que fizeram revoluções por causa da exploração capitalista extrema e por uma divisão melhor das riquezas. Deu muito problema, mas as revoluções foram feitas assim mesmo. Muito em breve estou vendo que não restará outra saída a não ser defender o que restar de ecossistema e biodiversidade através de uma revolução mundial. Mesmo porque, vai ser uma questão de sobrevivência da humanidade. Os apelos de preservação e as campanhas de educação ambiental não parecem estar funcionando, a não ser em “ilhas de exceção”.

Em 1992, foi realizada a ECO 92 (ou Rio 92), encontro mundial para discutir a famigerada sustentabilidade para o desenvolvimento econômico mundial. Ali foi criada uma relação de metas para tentar salvar o planeta da destruição, a Agenda 21. Dez anos depois, foram fazer uma conferência do cumprimento das metas em Johanesburgo, em 2002, que se chamou Rio + 10 e descobriram que , ao contrário do que se esperava, as condições socioambientais pioraram. Agora, estamos aí com a Rio + 20... 

Será que vai dar tempo de termos Rio + 30, +40, +50?

3 comentários:

  1. Eu não acredito que as coisas irão piorar, mas tb não acredito que a agua do mundo vai acabar assim como dzem.
    O mundo tem milhões de anos, milhões de anos com o mesmo ciclo: as vezes as coisas melhoram, as vezes pioram. Nada vai acabar, o ecossistema vai continuar funcionando, tendo a humanidade se tornado "sustentável" ou não.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a solução mesmo está nos cidadãos comuns. Eu sei que atacar o consumo não é bem visto por aí, mas acho que pode ser uma forma de atingir às grandes empresas, afinal foi a falta de consumidores de fast food na Bolívia que espantou o Mc Donalds de lá né? Sem falar que a Revolução dos costumes e a primavera de 62 mudaram muito a nossa mentalidade, vide as conquistas feministas. Só precisamos de um lider com boas palavras e dom da oratória.

    ResponderExcluir
  3. É complicado toda essa situação...deveria haver uma conscientização de todos e não só de alguns...
    Espero que não seja tarde para muitas coisas...
    Paz e bem

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner