segunda-feira, 11 de junho de 2012

Efeito Lang Lang

O título desse post pode soar meio esquisito, mas trata-se de um acontecimento muito bacana, mais precisamente na China. Bom, há algumas semanas atrás fui ao Theatro Municipal, aqui no Rio de Janeiro, assistir à um concerto de música clássica de um pianista chinês de 29 anos, chamado Lang Lang. Até então eu nada sabia sobre o pianista, mas ser apresentada ao seu trabalho fez com que eu conhecesse alguns aspectos de sua vida e um deles me chamou bastante atenção. O pianista tocou na abertura das Olímpiadas de Pequim e, tendo sido assistido no mundo todo, isso teve um efeito nas crianças chinesas: milhões e milhões (milhões!) de crianças chinesas resolveram entrar em aulas de piano clássico, o que ficou conhecido como "Efeito Lang Lang". Que poder bacana de influência, não é mesmo?


Acho impressionante como verdadeiros artistas podem ser inspiradores e mudar vidas e queria dividir isso com vocês. Quantas vezes não assistimos à um trabalho fantástico - uma dança, uma atuação, uma banda - e pensamos: "eu queria fazer isso!"? Comigo, foi lendo Harry Potter (J K. Rowling) e os livros de George Orwell, que eu pensei "Eu preciso fazer isso", porque achava o máximo a forma como eles me permitiam sair da realidade, viver em um mundo imaginário e ao mesmo tempo tirar da imaginação atitudes para a vida real. Eu poderia citar outros exemplos de inspiração, mas vamos lá: Quem inspirou vocês?

4 comentários:

  1. Caraca, uma porção de gente! Inclusive a J.K.Rowling. Vou fazer uma listinha tirando essa primeira autora:
    Jane Austen,
    Audrey Tautou,
    Chico buarque,
    Hobsbawn,
    Descartes,
    Eleonor H Porter,
    A nossa amiga Raíza tb kkk (ela me deu algumas perguntas muito certas),
    e alguém mais que estou esquecendo...

    ResponderExcluir
  2. Quem me inspirou: Machado de Assis, George Orwell, Terry Pratchett, Fernando Pessoa... Acho que Fernando Pessoa está no topo da lista dos homens incríveis que me emocionam e moldam meu mundo particular!!!

    E sim, tem aquelas pessoas com as quais convivi e para mim são verdadeiros titãs também!!!!

    Nossa adorei o post Gabriela

    ResponderExcluir
  3. Sempre é bom se inspirar em alguém e fazer desse exemplo seu objetivo. Harry Potter também fez uma grande mudança em minha vida

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Audrey Tautou. Inspira mesmo! E o George Orwell pra mim é rei!!!

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner