segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma autora que amo: Jane Austen!


As vezes tenho a impressão que Jane Austen é uma das autoras do século XIX mais amadas entre as meninas, bem se a impressão não se confirma, ao menos sei que ela é uma das minhas autoras favoritas!

Darcy é um caso de amor, Edward então nem se fala. Li Orgulho e Preconceito umas trocentas vezes, Razão e Sensibilidade nem se fala...

E os filmes.... O cinema decididamente não despreza os Austerianos, são inúmeras as adaptações feitas para o cinema baseadas em sua obra, afinal ela é provavelmente a mãe ou a avó da comedia romântica... A formula que ela criou em seus romances é copiada a torto e a direito de formas lindas, ou não, quase sempre com sucesso.

A BBC é outra que se farta em Jane Austen, suas séries são consumidas e são tão bem feitas que os fãs e as fãs se fartam nele, eu mesma tenho minha coleção quase completa, que, levando em conta que sou educadora infantil emprego bem mal  remunerado, infelizmente, custou-me uma pequena fortuna e constitui-se meu tesouro particular.


Se você também é fã de Austen ou tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a autora esse mês é dedicado a você aqui no Em Quantos, nós, em parceria com a Aleska do Diários de Bordo e a Ana Seerig do Alguma mais para ti ler, preparamos umas postagens especiais sobre a autora. E sim, com direito a sorteios e derivativos porque quando a gente gosta de uma coisa o melhor é espalhar ela o máximo possível.

Agora, navegantes do Em Quantos, companheiros de virtualidade, me contem: vocês gostam de Jane Austen? Qual o seu livro preferido? Já assistiram algum filme baseado na obra da autora? O que acharam? E sim, qual o autor preferido de vocês? Qual o livro preferido? E quando ele foi adaptado para o cinema o que vocês acharam?

12 comentários:

  1. Olha, não conhecia.
    Mas já anotei o nome e parece que é ótimo!

    Obrigada pela dica.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Tava ansiosa pra que começasse!

    É, quem não adora Austen? *-*

    ResponderExcluir
  3. Quem não adora a Jane não é bom da cabeça ou do doente do coração.Eu amo a Jane, foi a autora que marcou minha adolescencia. Meu livro preferido é Orgulho e Preconceito, mas sem dúvida amo muito a Abadia Northanger. O que gosto em JANE é a seriedade que ela vê na necessidade de uma conduta correta. Pra quem curti a autora vou deixar aqui o link do meu poema Austeniana. http://diariosdebordo-2.blogspot.com/2011/08/austeniana.html

    ResponderExcluir
  4. Se duvida Jane Austen é uma autora brilhante quando se trata de romanses. Confesso que não gosto muito de filmes e livro de romance, mas Darcy é meu sonho secreto.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não a conhecia. Particularmente, detesto obras adaptadas para o cinema, o enredo do livro perde toda a essência, mas enfim, espero que nesse caso seja diferente. Vlw a dica (:
    - Adorei seu blog, beijos ;**

    ResponderExcluir
  6. Meu livro preferido é, sem dúvida, Razão e Sensibilidade. O filme também adorei.
    Enganei-me ao citar a coleção de romances "para mulheres", chamada Biblioteca das Moças, onde não aparece nenhum livro dela. Mas vale a pena encontrar as outras autoras (e alguns autores) pois a coleção é deliciosa.
    Tenho inúmeros livros na lista de preferidos. Todos os que gosto são preferidos.
    Autores que li muito e amo: Sidney Sheldon e Irving Wallace.
    Deles, respectivamente: O outro lado da meia-noite e O sétimo segredo, são livros pra se ter e reler pelo menos uma vez no ano.
    Geralmente não me prendo ao autor, prendo-me ao livro.
    As adaptações para o cinema sempre deixam a desejar, sempre prefiro o livro.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. @Lúcia Soares Menina, vc foi longe nos romances a Biblioteca das moças é clássico, sabia que tem até estudo acadêmico sobre essa coleção? Eu li M. Delly, depois fiquei sabendo que era um homem #TraumaTerrivel

    Mas também acho que o filme sempre deixa a desejar em relação ao livro, enfim é tão bom falar de literatura, eu amo muito tudo isso \o/

    ResponderExcluir
  8. @Alexandre Mauj Imamura Gonzalez Pois é Jane Austen tem essa categoria, ela é o tipo de autora que prente o leitor, também amei a adaptação de Emma e Persuasão é um dos meus preferidos, imagina você poder vive um amor antigo o qual vc já tinha até desistido, Persuasão fala de ESPERANÇA, e bem eu sou uma Pandora néh!!!

    ResponderExcluir
  9. @Clara Aguarde e você verá muito mais dessa autora por aqui nesse mês!!!!

    ResponderExcluir
  10. @JotaJota que bom ver você por aqui, volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  11. Razão e Sensibilidade é um filme lindo!Li o livro após ver o filme.Preferi o filme.
    Espero saber mais dessa autora por vc que a aprecia tanto!
    Bjcas

    ResponderExcluir
  12. Pandora

    Gosto de Jane Austen e confesso que vi mais os filmes do que li os livros.

    Um dos que mais gostei foi A Casa do Lago. O filme nos trouxe o romance "Persuasão" de Jane Austen.

    Keanu Reeves e Sandra Bullock(adoro seus filmes) representando Alex e Kate foi lindo, foi demais. Tenho o DVD e mão canso de ver.

    Também posso citar Orgulho e Preconceito onde meu coração explodiu a ver a cena da tempestade entre Elizabeth e Darcy. Fantástico e a interpretação dos atores é demais.

    Já fiz a participação em alguns projetos onde a imagem era do filme. Tentar criar uma nova história foi super difícil, pois as cenas ficam marcadas pelo Romance.

    Muito bom sentir a forte admiração de seus fãs.

    beijos

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner