sábado, 21 de janeiro de 2012

Sobre empatia...


Segundo o dicionario Empatia é:

"Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias."


Eu não sei, porém suspeito ser o ser humano o único animal capaz de sentir empatia pela condição do outro... Capaz de sofrer pela dor do outro ou se alegrar pela felicidade do outro, ou talvez não... Há quem diga que os cachorros, gatos e derivados também sentem... Mas, bem eles não fazem literatura, música, pintam telas, fazem passeatas ou escrevem sonetos para espalhar aos quatro cantos o que sentem como nós!

Aliás, quando penso em nossa capacidade criativa, nosso apego as muitas formas de se contar uma história, as vezes associo isso a essa capacidade de compreender o sentimento do outro...

Os que tem fé olham para essa capacidade e pensam, é "Coisa de Deus" os que não tem fé pensam ser isso obra da evolução, afinal nós eramos os mais fracos fisicamente e foi nossa capacidade de produzir e compreender narrativas, de olharmos com o olho do outro, que nos garantiram a experiência necessária para sobreviver as cavernas e construir as cidades...

Bem, a parte esse meu devaneio de fim de noite, não raro o nosso bem estar depende da capacidade do outro de ter empatia por nós e nos socorrer na tribulação, não raro alguém precisar de nosso socorro... Eu confesso que prefiro correr no socorro de outros do que ver os outros correndo em meu socorro!

E falando em empatia, socorro e capacidade de espalhar pelo mundo nossa  vontade de ajudar quando preciso é impossível não lembra do exemplo do Bog Solidário:


Bem, o blog já vai na sua 4ª Campanha, fiel a filosofia de "se cada um der um pouquinho a gente pode fazer muito e tornar a vida de alguém melhor". Sinceramente é uma das formas mais legais de correr e dar a mão a quem precisa que eu conheço, se vc não conhece eu aconselho a clicar no  link e dar uma olhada você poder criar empatia pela proposta lindamente!

E sim, a parte isso, hoje também é dia de divulgar o sorteio do livro de Jane Austen, nossa querida autora, criadora de personagens com os quais também desenvolvemos uma grande empatia.







Obs: A Lucia, não colocou o e-mail, mas manifestou desejo de participar do sorteio, pensei... pensei e decidi incluir o nome dela, pq o e-mail eu peço para contato e não por outro motivo, como tenho o e-mail dela, não vi mal!

Minha irmã se arretou pq não inclui ela no último sorteio, mas eu disse que isso seria algo meio troncho uma vez que ela é quem tira o papelzinho e depois confere se eu não esqueci ninguém! #Neurotica


10 comentários:

  1. Que a empatia seja a mais sublime forma de natureza!

    Lu

    ResponderExcluir
  2. Acho a empatia uma das qualidades mais bonitas no ser humano.
    Uma vez vi uma definição muito bonita dessa palavra era assim: Sua dor em meu coração.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pandora! Bom, eu acho que os cães tem empatia também kkkk uma vez recebi um email sobre um cão morto no meio da rua. Um outro cão achando q ele ainda vivia corria em volta dele afastando as pessoas latindo pra elas pra proteger o amigo. Na verdade acho que os cachorros tem mais habilidade para perdoar, nós humanos damos muitas mancadas com eles, mas enfim gostei da ideia do blog solidário estou torcendo para que ele consiga juntar a quantia necessária. Depois passa lá no Utopia que eu vou colocar um post bacana pra quem curte gênero. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pand, que texto lindo! Tão bom quando as pessoas se colocam no lugar da outra que está precisando.

    Por coincidência ou não, acabei de ver a Fer postar esse link no face, que fui conferir (não conhecia, acredita?) e bora ajudar e torcer pra que mais um montão de gente ajude.

    bjokas na bochecha :)

    ResponderExcluir
  5. Ja te disse que adoro suas postagens nesse blog, você poderia escrever textos nessa linha no seu blo, não que o seu blog seja ruim pelo contrário, mas a linha de posts é outra. Você pode intercalar com esse tipo de post aqui, que são muito bons.

    Sempre digo que se as pessoas se colocasem durante um minuto no lugar do outro, o mundo não seria essa loucura que é. Me pergunto se o ser humano não está perdendo a capacidade da empatia.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler o email e nemmmm acreditei!!! Ganheiiiii mesmo!? Poxa... acabei de responder seu email com meu endereço completo! Estou ansiosa pelo recebimento do livro...

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  7. A empatia é um dos sentimentos mais belos e mais puros, diria que é até mesmo um dos primordiais, afinal do seria do amor sem a empatia, sem esta capacidade de se colocar no lugar do outro?

    P.S. Vou ter que tomar um pouca da água de Goias pra ver se adquiro ao menos metade da sorte da Joicy!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sofrer por empatia é meu mal...
    Sou extremamente empática, mas totalmente incompreendida...
    Belo texto, Pandora!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Minha doce pandora adoro , amo ler seu post se isso é empatia então a minha empatia por ti é demais.

    Parabéns a Joicy e desculpe se estou respondendo pelo link da Saleta, mas é que agora é que notei.

    Beijos mil

    Irene Moreira

    ResponderExcluir
  10. Pan/Jaci, tentei comentar por 2 vezes e não consegui. Hoje vai? Vamos ver...
    Então, sou boa nisso de empatia. "Meu santo" bate ou não, com o do outro, imediatamente.
    Acho que por isso gosto tanto de gente, por que posso me comunicar melhor.
    (fêz bem em me incluir, viu? rsrsr Pena que não ganhei! Mas parabéns a quem abocanhou o prêmio! rsrs)

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner