terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Árvore de Natal



JESUS
União
Alegrias
Esperanças
Amor. Sucesso
RealizaçõesLuz
RespeitoHarmonia
Saúde Solidariedade
Felicidade Humildade
ConfraternizaçãoPureza
Amizade Sabedoria.Perdão
IgualdadeLiberdade. Boa - Sorte
SinceridadePaz, PazFraternidade
EquilíbrioDignidadeBenevolência
Bondade.Paciência.Gratidão Força. Carinho
JESUSJESUSJESUS
     
 Não montei árvore de Natal. Não acho que combine com Brasil, trópicos, calor.
Não temos pinheiro *, não temos neve, não temos frio pra vestir Papai Noel. ( *plantas do gênero Pinus, da família Pinaceae, não é nativa do Brasil).
Até "ganhei" uma , emprestada da minha irmã, que não ia montá-la esse ano. Mas depois pensei que ocuparia um espaço bom da sala e inibiria os netos de brincarem à vontade, como gostam. 
Então, comprei uma pequenininha, de madeira, 30 cm , cheia de bonequinhos, soldadinhos, anjinhos, estrelas,guirlanda, pacotinhos, etc.etc. e vai ser esta mesma.
E hoje, na coluna do Márcio Cotrim, "O berço da palavra", onde ele sempre explica o porquê de uma palavra ou expressão,encontrei o texto sobre a árvore de Natal. (Jornal Estado de Minas).
"Seu criador foi São Bonifácio. Nascido na Inglaterra em 672, faleceu martirizado em 754. Seu nome, do latim bonifacius, quer dizer 'aquele que faz o bem'. Sem preocupações ambientais, em 723 ele derrubou enorme carvalho dedicado ao deus Thor, perto da atual cidade de Fritzlar, na Alemanha. Na queda, o carvalho destruiu tudo à sua volta, menos um pequeno pinheiro.
Bonifácio interpretou o episódio casual como milagre. Era o período do Advento (as 4 semanas anteriores ao Natal, grifo meu) e, como ele pregava sobre o Natal, declarou: 'Doravante, chamaremos a esta árvore de 'árvore do Menino Jesus''. O hábito de plantar-se pequenos pinheiros estendeu-se. Hoje, no Ocidente, raro é o lar que não tenha seu pinheirinho adornado com enfeites que fazem a alegria da garotada, na expectativa da chegada de Papai Noel, cheio de brinquedos para as crianças bem comportadas. As outras também ganharão, mas só depois de um pito do bom velhinho. O pito mais carinhoso do mundo".

Fiquei curiosa e fui ao Google, achando outras explicações, inclusive atribuindo a primeira árvore de Natal a Martinho Lutero.
Outro texto diz que o deus era Odin ( e não o Thor do texto acima).
Na Alemanha alguns consideravam os carvalhos como "árvores santas, por isso realizavam, debaixo dessas árvores, sacrifícios humanos oferecidos ao deus Odin. Uma das histórias diz que São Bonifácio, tentando acabar com esse costume pagão, cortou um carvalho que, quando caiu, fez cair todas as árvores próximas a ele, com exceção de um pequeno pinheiro; fato considerado um milagre". (W)

E aí me confundi mais, quando encontrei que até um filho de Noé é o responsável pelo pinheiro enfeitado...
Melhor ser como as criancinhas e acreditar em Papai Noel.
Acreditar nas coisas de gente grande é muito complicado, tem muitas versões, cada um tem sua razão e o bom mesmo é a inocência de aceitar a beleza das luzinhas piscando, a estrela brilhando e que um Menino veio para nos salvar.

13 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk Eu ri, até o filho de Noé?!?! Eu também já li inúmeros texto falando sobre as histórias por trás dos simbolos do Natal, simbolos que são mais antigos do que a vida, morte e ressurreição de Cristo... Símbolos que são tão antigos que as pessoas apenas atribuem significados diferentes e continuam associando o Natal que já foi a festa de um tal Deus Persa chamado Mitra, que já foi a celebração do Solisticio e blá blá blá é tanta informação Lúcia que eu faço como Gonzaguinha e você e "Fico com a pureza da respota das crianças são as luzes que são lindas."

    ResponderExcluir
  2. Rssss...Cada uma!!!E eu prefiro a magia mesmo!!! Bem melhor e o encantamento nos faz bem,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. eu acredito em Papai Noel...e todos os anos ele vem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia!
    rssss
    Muito bom!
    Somos curiosos e sempre buscamos o lado racional de tudo.rsss Neste caso é melhor acreditar que este seja apenas mais um símbolo mágico do natal.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lucia...

    Eu conheço um outra versão, não sei onde li, mas numa floresta, todas árvores frondosas e só uma pequena, então colocarm estrelas para iluminá-la, para assim, poder aparecer. Qquer história é válida, mas o que nos importa mesmo é toda a magia inocente, a alegria de um sonho de criança e o nascimento de Jesus que veio nos salvar.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  6. oi Lúcia
    como assim aqui no Brasil não tem pinheiros-
    e tb pode ser um galho - qq coisa que lembre e enfeite o Natal - principalmente quando se tem criança em casa -
    e quanto a conhecer Minas - vou ficar te dando dicas - conheci tantos lugares, pousadas , restaurantes - Minas é lindo
    uma das fotos é no restaurante panela de pedra em Pedro Leopoldo bem pertinho de BH , o outro foi em Lagoa santa - comida maravilhosa - não lembro o nome agora
    tem pousadas inesqueciveis- como a do caraça - pq estadual do caraça - onde era um colégio - adorei o passeio
    pousada das cores - em cocais - inesquecivel
    pousada dos Fonda - fica perto da serra da piedade - é um hotel fazenda - com as tresrefeições inclusas - eu recomendo -
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  7. Olá, queridas

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que amo vcs fraternalmente...
    Sejam muito abençoadas e felizes, amiga!!!
    Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seus coraçãozinhos....

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    Tagore

    ResponderExcluir
  8. Recebi essa "árvore" por e-mail, agora, e não resisti. Troquei pela que tinha colocado de manhã.

    ResponderExcluir
  9. Lúcia!
    Que linda a árvore que deixou aqui!
    É isso mesmo, uma mistura de país tropical com pinheirinhos europeus, mas com ou sem ele, o importante é estarmos juntos, comemorarmos uma data tão linda que une a todos em paz.
    beijo carioca

    ResponderExcluir
  10. Lucia, gostei da história da árvore, cada um conhece uma, a que conheço diz que pelos pinheiros ficarem verdes e serem cheirosos eram levadas para dentro de casa, já que no inverno pouco se abria as casas por causa do frio e se iluminava com velas para quem estivesse em uma nevasca pudesse encontrar o caminho, não tinha nada muito a ver com Natal e Papai Noel, rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucia eu ja desisti de procurar um significado pra essa tradição. Criei a minha a minha propria : Uma forma de agradecer por tudo que recebemos durante a vida. por isso a cada ano acrescento novas peças relacionadas ao ano que esta findando fiz isso por quase 20 anos na casa de minha mãe e agora comecei com a minha. Fiz bolinhas pra demonstrar meu amor pelo artesanato que sempre me rendeu um dindim , corações com meus sentimentos bordados e os mimos que ganhei de amigas queridas. Arrumei um presépio pra mostrar o verdadeiro dono da festa e assim vou colocando peças até o dia de natal.
    Obrigado por sua visita. O meu cristão se chamara Leo Joaquim, um menino muito amado já no ventre. Estou preparando um post só pra ele. Um beijo grande da Eliane.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tive árvore de Natal aqui em casa, Lucia. Sempre passo na casa da minha mãezinha e ela ADORA tudo de Natal: árvore, luzinhas pisca-pisca, a casa fica uma alegria só.
    E é pra lá que eu vou, graças a Deus!

    bjnhs e ótimo final de semana, Querida!

    ResponderExcluir
  13. Lucia, gostei muito do texto e até o filho de Noé? Vou ler a Biblia novamente nesta passagem para ver se acho alguma coisa pois nao me lembro.

    Nossa árvore já está armada com muitas castanhas, nozes, avelas e amendoas com casca coladas.

    Gostei demais da tua idéia. Qdo meus filhos eram pequenos tinhamos uma pequenininha assim toda enfeitada com minis presentes em papéis brilhantes. Verdes, azul, prato ouro vermelho e as luzinhas acesas. Eles gostavam demais. Agora um pouco maiores eles adoram arrumar a árvore e deixo por conta deles.

    Que sua noite de Natal em Familia seja só alegria. E que 2012 chegue cheio de bencaos para todos nós.

    Bjao querida

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner