terça-feira, 6 de setembro de 2011

MEMÓRIA E IDENTIDADE

Está se tornando difícil falar em identidade nacional. Já passamos por tanta aculturação e massificação que considera-se coisa exótica tudo que seja genuinamente brasileiro.  Veja bem:

Produto importado sempre foi considerado melhor que o nacional

Programa televisivo americano sempre foi considerado melhor (senão não copiavam tanto)

Filme estrangeiro sempre foi considerado melhor

Dia das bruxas sempre teve mais valor do que o folclore nacional

Dia da bandeira quase ninguém tá nem aí

Dia do índio é considerado quase um favor

Independência é um feriado como outro qualquer

Dia do professor: ah, quanta saudade da louvação de significados que havia aos mestres!

Quem se lembra da Gurgel, única fábrica de carros 100% brasileira?

Nas ruas, pouco a pouco as camisas dos times Milan, Barcelona, Chelsea, Internacionale e outros vão tomando o lugar dos times brasileiros.

O recenseador do IBGE que esteve em minha casa me disse que a esmagadora maioria das pessoas por onde passou não se declara negra, a despeito das evidências.

Guaraná é uma planta nativa do Brasil e o refrigerante nem de longe é privilegiado como a Coca cola. Confesso que é difícil concorrer, mas não custa privilegiar o nosso tão bom guaraná.

Qual dos hinos a gente sabe a letra?
- De nossa cidade
- Do nosso estado
- Da bandeira
- Da independência
- Do hino nacional

Em minha opinião, um país só se torna uma grande nação se tiver, além da famigerada economia forte, valores que as pessoas se orgulhem deles. Não sou xenófobo nem nacionalista, mas essa tão propalada globalização se resume a aspectos econômicos. Basta tentar entrar num país qualquer como se estivesse andando nas ruas do Brasil, mesmo sendo a pessoa bem intencionada ou turista. Integração é uma coisa, dominação é outra muito diferente - e nefasta.

3 comentários:

  1. Muito bem lembrado,Cacá! Eu não faço diferença das coisas, não acho que lá fora são melhores e tal, mas aqui não as temos com respeito à nós, isso é verdade e por isso, muitas vezes, debandamos pra fora...

    Andas sumido ou eu não te encontrei mais por aqui? abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chica, obrigado pelo comentário. Eu estava lá na bienal do Rio. Depois vou postar fotos. É que a minha máquina deu problema e fui pedindo ajuda de outras pessoas, agora estou juntando uma aqui, outra ali até completar todas. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Tua referência à música nacional me lembrou a conhecida música dos Titãs "A melhor banda de todos os tempos da última semana", em que eles dizem: "O melhor disco brasileiro de música americana". Toda a música é espetacular, mas creio que esse verso resume bem tudo o que tu disse, a falta de valor do "ser brasileiro".

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner