sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Mar

aumente o som

Para muitas pessoas viver perto do mar é um verdadeiro sonho e alguns conseguem realizá-lo, às vezes somente na idade madura, onde vendem tudo o que têm, passam a ter uma vida completamente diferente da que tinham e se entregam totalmente ao prazer do sol, sal e mar, chinelão e bermudas o dia todo, plenamente em contato com a natureza marítima e do ar puro.

Realmente a energia do mar contagia as pessoas, parece que tudo fica mais alegre, tem dias menos chuvosos perto do mar e um lindo céu azul refletindo nas águas é um presente divino a cada manhã, mesmo quando não é verão, até o inverno fica mais ameno e são estes dias os mais bem aproveitados por aqueles que moram na orla ou perto dela.

Mas nem sempre é tão fácil assim, pois existem fatores problemáticos para aqueles que vivem em cidades litorâneas e principalmente turísticas.  Primeiramente é o grande volume de pessoas que acorrem para estes locais nas férias de final de ano, no auge do verão, trazendo complicações no tráfego, no consumo de água e energia para algumas cidades, sem contar o enxame que ficam as praias, a sujeira produzida e a falta de alguns ítens primordiais como água e alimentação. Eu já morei em Macaé que nem é uma cidade praticamente de turismo, é muito mais de trabalho, mas tem por perto Búzios e Cabo Frio que são os points mais procurados de praias, tanto pelos cariocas quanto os mineiros e paulistas.  Estas cidades ficam impraticáveis e a população residente sofre demais nestes meses de loucura pelo afã de sol e mar. E nao esquecendo também o estrago que a maresia pode causar para aqueles que ficam muito pertinho do mar, mas hoje existe jeito para isto e o importante é fazer sempre uma manutenção nos utensílios elétricos e eletrônicos.

O mar continua sendo um misterioso local para o ser humano e mesmo cobrindo a maior parte do nosso planeta, conhecemos muito pouco sobre os seres que o habitam.  A vida marinha é um grande mistério e ao mesmo tempo uma enorme atração para os humanos que sempre atraídos por ele, se lançaram oceanos a dentro à procura de novas terras ou apenas para pescar, para flutuar sobre suas brancas ondas com pranchas ou embarcações diversas.

-Viña del Mar-Chile-Oceano Pacífico-Leões marinhos

Alguns se lançam com tanta curiosidade e destemidos que podem se dar mal, como aconteceu há vinte dias com pescadores que sairam do litoral do Rio de Janeiro e foram encontrados, quase mortos, no litoral sul do Brasil. (aqui)


"O mar quando quebra na praia
É bonito, é bonito"  já dizia o mestre Dorival Caymmi, mas não é brincadeira!  Há que se ter respeito por ele. 
"O mar... pescador quando sai
Nunca sabe se volta, nem sabe se fica
Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos
Nas ondas do mar"

O mar sempre foi imensa fonte de inspiração para os poetas e adorado por muitos como:

Sophia de Mello Breyner 
"Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que suponho
Seres um milagre criado só para mim."




Cecilia Meireles
"Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar


Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas."


Fernando Pessoa
"Ó mar salgado, quanto de teu sal
São lágrimas de Portugal!(...)"
-Saída de Cruzeiro no Rio de Janeiro-


















6 comentários:

  1. Oi, Beth! Você sabe que há uma tendência separatista no Brasil (em alguns lugares, né?). Pois bem, vem ai o meu movimento de anexação. Estou no meio da turma de mineiros invejosos e estamos criando um tsunami em forma de manifestação para termos praia . A idéia é anexarmos um ou dois estados litorÂneos a MInas Gerais. hahahahah! Aguarde que eu vou publicar. Abraços. Paz e bem.

    PS: já falei para as minhas filhas que muito em breve elas terão que ir me visitar numa cidade litoranea, de preferência bem pequena e pouco badalada. Pretendo terminar meus dias à beira do mar.

    ResponderExcluir
  2. Beleza, Cacá!
    Eu o apóio nesta anexação, pois acho que podemos ganhar muito com isso, principalmente esta comidinha deliciosa que têm por aí.
    Vamo lá, juntar Cabo Frio com BH.
    haha
    beijos cariocas e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Cacá!
    Eu o apóio nesta anexação, pois acho que podemos ganhar muito com isso, principalmente esta comidinha deliciosa que têm por aí.
    Vamo lá, juntar Cabo Frio com BH.
    haha
    beijos cariocas e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Cacá, compartilho esse sonho...
    Minas Gerais já é belissima por natureza, imagine com praia então?

    Beth,
    Eu tenho um fascínio tão grande pelo mar, uma coisa louca: Sei dos perigos, mas me sinto tão hipnotizada que tenho a impressão que posso andar sob as águas..

    Suas imagens é um espetáculo a parte. Obrigada por dividir conosco,

    bj amiga.

    ResponderExcluir
  5. Beth,,
    Foi para desejar um feliz final de semana que passei aqui .
    Ao ler sua postagem já vou comentar
    nasci no interior de SP a 28 anos moro no Guarujá quando viajo para o interior fica imaginando como viver longe do mar.
    E minha pele resseca toda quando vou lá diferença de clima é enorme.
    linda foto postada amiga.
    Um lindo final de semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  6. Beth, o mar me fascina e me "apavora". Não sei se é pavor, mas sempre me refiro assim ao falar do mar. Tenho medo da sua imensidão, dos abismos sob ele, dos mistérios de suas águas. Mar, para mim, é só para contemplação. Acalma demais, é bonito, é bonito.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner