sexta-feira, 10 de junho de 2011

Não custa nada ser gentil no trânsito


Eu acho que hoje em dia, o número de carros neste país cresceu tanto que até nas pequenas cidades já vemos algum engarrafamento, mesmo que seja apenas na hora de rush, mas existe e eu constatei isso em  Petrópolis que ainda é uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro.
O fato é que quem fica numa situação dessas todos os dias da vida, se desgasta, acaba se estressando e tem vontade de largar o carro ali mesmo e sair andando a pé mesmo.   Assim como também algumas vezes somos desrespeitados por um outro motorista sem noção de como dirigir um veículo ou respeito às normas de direção defensiva e nos sentimos ameaçados diretamente e conheço pessoas que por conta disso, atualmente não dirige mais, prefere pegar um táxi ou mesmo ônibus.

Como se não bastassem as infrações cometidas por maus motoristas, ainda existe a intolerância e falta de gentileza, coisa tão simples, afinal o que é dar passagem a alguém que está pedindo com a lanterna piscando para entrar à direita?  E porquê buzinar sem necessidade se o sinal está fechado ou fechar um cruzamento, atrapalhando todo o trânsito?  A gentileza é fundamental para melhorar o trânsito nas grandes cidades e, principalmente, para fazer pessoas mais sadias e felizes.

Este site http://www.transitomaisgentil.com.br/  é super interessante e recomendo a leitura, tem ótimas dicas para a gente começar a exercitar esta gentileza que parece ter sumido por completo das grandes cidades deste nosso imenso Brasil.

“Queremos sensibilizar as pessoas quanto à importância da tolerância e da gentileza no trânsito. É uma mudança de atitude. Quando você muda, a cidade muda. A idéia é resgatar a cidadania dos motoristas”, afirmam os criadores da iniciativa."

(Psicólogos do Trânsito nas ruas de S.Paulo, conscientizando as pessoas para 
ações mais solidárias e gentis)











3 comentários:

  1. Precisamos mesmo muita gentileza, no trânsito e em todos os lugares!

    um beijo,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  2. As vezes parece que as pessoas vão para a rua guerrear, sei lá, o carro é uma arma e os motoristas potnciais assacinos... É tanta agrecividade que confesso que quando pensei em tirar minha carteira de motorista dei para trás, desistir, fiquei com medo de encarar o transito, o burburinho, o tumulto e virar uma potencial assassina...

    Já dizia o velho profeta: "Gentileza gera gentileza", falta gentileza as pessoas quando estão no volante, não todos, claro, mas grande parte parece que vira bicho quando está em frente de um volante!

    Boa reflexão!!! Cheros Beth!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Beth,

    O trânsito aqui em São paulo parece uma praça de guerra, se mata se morre.

    O povo esquece os princípios e se degladeiam por banalidades.
    Aliás gentileza cabe e deve ser usada em qualquer lugar e situação.

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner