quinta-feira, 5 de maio de 2011

VIK MUNIZ E A LIXEIRA COM NOME DE JARDIM


"Eles estão querendo tirar o lixo daqui, dizendo que não está suportando mais, mas se o lixo acabar isso aqui vai virar uma Indonésia.", proclama Maneco. "A maioria das pessoas vai passar fome! Muita gente deixou de ter uma profissão lá fora."
Diz lá fora como se Gramacho fosse um mundo.
E mostra o relógio no pulso, os anéis nos dedos. "Aqui no jardim Gramacho, com tudo se ganha dinheiro. Está vendo? Tudo isso é do lixo. Vai desperdiçar?"

A Vida No Lixo, in Jornal Público

Há uns dias atrás, estreou em Portugal o documentário "Lixo Extraordinário",  e se ainda não tive oportunidade de o ver, fiquei presa pelas histórias e imagens publicadas nos jornais a propósito do mesmo. 
Vik Muniz, o artista plástico Brasileiro residente em Nova Iorque, quis integrar este lixo nos seus trabalhos. Trouxe os catadores para este processo criativo que durou quatro anos, seguido de perto pelas câmaras de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. O filme exibe personagens reais desse mundo em que tudo se "cata": plástico, alumínio, papelão, jóias, ou livros de Maquiavel ou Nietzsche, como os que Tião, o carismático Presidente da Associação de Catadores leu assim...saídos duma montanha gigante de desperdício.
O lixo do Jardim Gramacho, a maior lixeira da América Latina, vai ser transferido para um novo Centro de Tratamento. Tião, depois do filme e da venda do seu retrato (o primeiro da página), ganhou dinheiro, ficou famoso. Vik Muniz, é um artista disputado nas mais famosas galerias Nova Iorquinas. O documentário, depois de ter ganho prémios em Sundance e Berlim, é candidato ao Óscar.

E os outros?...

"Moro aqui mesmo, num barraquinho de madeira.Milhares de pessoas estão morando aqui. Cearenses, paraibanos, baianos, mineiros, pernambucanos, cariocas mesmo..."

A Vida No Lixo, in Jornal Público

7 comentários:

  1. Oi querida amiga

    Este documentário é espetacular.
    A arte tirada do lixo faz a vida de muita gente mudar, pensar diferente.
    Pena que perdeu o premio maior.
    Parabéns pela postagem.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Lolipop, que bom ver um artista brasileiro ser notícia mundial!
    Vick Muniz faz o maior sucesso com sua arte, que tira do "lixo" (figurado ou literalmente) o que ele tem de melhor. (mesmo que achemos que só haja coisas inúteis em lixo!).
    Tenho orgulho de ler sobre ele.
    Parabéns!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. O luxo do lixo é poder mostrar (com arte) à sociedade o quanto ela é perdulária e inconsciente. Li uma reportagem sobre este documentário mas gostaria de assisti-lo.
    Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Querida Loli,

    As artes de Vick Muniz são fantásticas! Fiquei pensando numa composição para scrapbook... Uma amiga me ensinou a ter um novo olhar para as imagens. ;-)

    É um documentário que gostaria muito de assistir também, ainda não tive oportunidade.

    Ir do "lixo para o luxo" é como trocar as letras, ir além, transferir e direcionar a criatividade... Mas para isso é preciso saber olhar para as coisas!!

    Ternuras e beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lolipop

    Muito bom seu artigo. Olhando o mundo temos tanto a tirar de suas culturas, de seus trabalhos e é no desperdício , nesse lixo que tem tanto o que tirar de bom que deve ser ressaltado. Parabéns ao artista plástico Vik Muniz que de suas raízes criou as obras de arte que o levaram a merecida indicação.

    Por te ver aqui também
    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  6. Loli!
    Eu considero este artista um ícone de nossos tempos e tenho orgulho dele ser brasileiro e eu já ter estado numa exposição dele no passado, fiz até um post inclusive sobre o que vi naquele dia. Fiquei maravilhada como ela trabalha com peças recicladas, outras tantas tão diferentes e inimagináveis de fazer arte, como macarrão ou chocolate.
    Vik Muniz é demais!
    amei o post!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir

Para receber as postagens por e-mail:

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner